O OBJETIVO DESSE TEXTO É CONHECER COMO ESTÃO ORGANIZADAS AS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS. TEM COMO FOCO DISCUTIR SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR A PARTIR DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) PARTINDO DO SEGUINTE QUESTIONAMENTO: AS ESCOLAS OFERECEM OS RECURSOS E SERVIÇOS QUE DÃO A POSSIBILIDADE DE ACESSO AO CONHECIMENTO E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA? O TEXTO FOI ELABORADO DURANTE A DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA OFERTADA PELO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DE UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO - CAMPO ACADÊMICO DO AGRESTE (UFPE-CAA). A EDUCAÇÃO É UM DIREITO SOCIAL BÁSICO E UNIVERSAL. ELA É, PORTANTO, AO MESMO TEMPO DETERMINADA E DETERMINANTE DA CONSTRUÇÃO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DE UMA NAÇÃO. ALÉM DE SER FUNDAMENTAL PARA UMA FORMAÇÃO INTEGRAL DE SUJEITOS AUTÔNOMOS. PENSAR UMA ESCOLA INCLUSIVA É PENSAR UMA ESCOLA JUSTA E DEMOCRÁTICA, QUE INCLUA A TODOS, SEM DISCRIMINAÇÃO, E A CADA UM, COM SUAS DIFERENÇAS, INDEPENDENTEMENTE DE SEXO, IDADE, RELIGIÃO, ORIGEM ÉTNICA, RAÇA OU DEFICIÊNCIA, OFERECENDO OPORTUNIDADES IGUAIS PARA QUE TODOS DESENVOLVAM SEU POTENCIAL.