A APROXIMAÇÃO DE TEMAS DO COTIDIANO, COMO A ESCOLHA DE PILHAS E BATERIAS, PODE CONDUZIR O ESTUDANTE AO APRENDIZADO CIENTÍFICO, NESTE CASO DA ELETROQUÍMICA, PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA E DO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS CAPAZES DE ATENDER ÀS NOVAS DEMANDAS DA VIDA CONTEMPORÂNEA. A ELETROQUÍMICA DESPERTA SEMPRE GRANDE CURIOSIDADE NOS ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO POR TRATAR DE FENÔMENOS QUE ENVOLVEM UMA FORMA DE ENTREGAR TRABALHO ÚTIL ELÉTRICO A PARTIR DE REAÇÕES DE OXIRREDUÇÃO (CÉLULAS GALVÂNICAS) OU DE SISTEMAS OS QUAIS RECEBERAM TRABALHO ÚTIL ELÉTRICO (ELETRÓLISE). PORÉM, O CONHECIMENTO ELETROQUÍMICO É COMPLEXO, POIS EXIGE CONEXÕES ENTRE CONHECIMENTOS PRÉVIOS (POR EXEMPLO, DE UMA REAÇÃO DE OXIDAÇÃO E REDUÇÃO) E O ESTABELECIMENTO DE ANALOGIAS COM FENÔMENOS DO MUNDO MACROSCÓPICO. ASSIM, AS ATIVIDADES DIVERSIFICADAS, TEÓRICAS E EXPERIMENTAIS, PODEM AUXILIAR NA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTOS SIGNIFICATIVOS PARA A COMPREENSÃO DESSES FENÔMENOS. A PROPOSTA DE ENSINO HÍBRIDO APLICADA NESTE TRABALHO, PARA A APRESENTAÇÃO DO CONTEÚDO DE ELETROQUÍMICA, FOI O DE LABORATÓRIO ROTACIONAL ONDE OS ESTUDANTES SÃO ORGANIZADOS EM GRUPOS DE TRABALHO, EM QUE CADA UM REALIZA UMA TAREFA, EM SUA MAIORIA PRÁTICAS EXPERIMENTAIS. O TRABALHO FOI DESENVOLVIDO DURANTE O ÚLTIMO TRIMESTRE DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO. A DIAGNOSE REALIZADA ANTES E APÓS A APLICAÇÃO DA METODOLOGIA INDICOU UMA MUDANÇA NO PADRÃO DAS RESPOSTAS, COM UMA MAIOR CONTRIBUIÇÃO DA LINGUAGEM QUÍMICA. A AÇÃO DOCENTE FOI CENTRADA NA MEDIAÇÃO DOS CONTEÚDOS, PARA A SISTEMATIZAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES PARA QUE TODOS OS ESTUDANTES PUDESSEM ALCANÇAR AS HABILIDADES ESPERADAS NO CONTEÚDO.