A LEITURA AO LONGO DOS SÉCULOS FOI GANHANDO SEU CARÁTER PÚBLICO E SONORO, TRANSFORMOU-SE EM UMA FORMA ÍNTIMA DO LEITOR SE DIVERTIR, IMAGINAR, CRIAR E PARTICIPAR DO SEU AMBIENTE FAMILIAR OU MESMO SOCIAL. ANTIGAMENTE SABER LER ERA UMA ESPÉCIE DE LUXO, NÃO ERA ALGO NECESSÁRIO NO DIA A DIA, MUITAS PESSOAS TINHAM BOA POSIÇÃO SOCIAL E UMA VIDA EQUILIBRADA FINANCEIRAMENTE E NÃO SABIAM LER. O TEMA SE JUSTIFICA PELA DESMITIFICAÇÃO DE SE MOSTRAR COMO A LEITURA PODE AJUDAR OS ALUNOS QUE TEM UMA DIFICULDADE EM LER, E COM ISSO MELHORANDO NA INDISCIPLINA NOS MOMENTOS DE AULAS, BUSCANDO MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA E APRENDIZAGEM DESTES ALUNOS. É NOTÓRIO QUE ALGUNS RELATAM QUE A LEITURA NÃO PODE AUXILIAR NA INDISCIPLINA EM SALA DE AULA, MAS, ESTE É O DESMITIFICAR QUE A LEITURA IRÁ FAZER PARTE DA VIDA DESTE ALUNO ATÉ SUA FORMAÇÃO PROFISSIONAL NO ENSINO SUPERIOR. CONTUDO, ESTES ALUNOS SERÃO MAIS CRÍTICOS E PARTICIPATIVOS DA REALIDADE DO MUNDO. OUTRO FATOR PARA SE LEMBRAR É COMUM OBSERVAR QUE MUITAS ESCOLAS TÊM PASSADO POR UM GRANDE DESAFIO QUE É ESTA INDISCIPLINA DOS ALUNOS TANTO DENTRO OU FORA DO ESPAÇO ESCOLAR, ONDE GESTORES, EDUCADORES E PARTE DOS PAIS/RESPONSÁVEIS BUSCAM SOLUÇÕES PARA REDUZIR ESTES ATOS INDISCIPLINARES NO AMBIENTE ESCOLAR E FAMILIAR.