ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR A PRÁTICA DE APRENDIZAGEM VIVENCIADA EM UMA TURMA DE 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, NA ESCOLA MUNICIPAL EMÍDIO FERREIRA DA SILVA, LOCALIZADA NA COMUNIDADE DE RIO DOS ÍNDIOS, ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE CEARÁ-MIRIM/RN. DIANTE DAS INQUIETAÇÕES PRESENTES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DA FAIXA ETÁRIA DE SEIS ANOS, EM QUE NÃO BASTA APENAS SABER LER E ESCREVER, MAS PENSAR E REFLETIR SOBRE O QUE SE ESCREVE. AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM O USO DA LEITURA LITERÁRIA POSSIBILITAM A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA A FAVOR DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, BEM COMO, AS APROPRIAÇÕES DA TECNOLOGIA DA ESCRITA. PARA ESSE ESTUDO DIALOGAMOS COM FERREIRO E TEBEROSKY (1996), COM A PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA, FREIRE (1989), MAGDA SOARES (2003) E A BNCC (2017), ONDE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA ALICERÇA E AMPLIA OS CONHECIMENTOS FAVORECENDO A METODOLOGIA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR QUE UTILIZAMOS NA AÇÃO PEDAGÓGICA POR MEIO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, CUJA MODALIDADE ORGANIZATIVA QUE FAZ PARTE DAS DIRETRIZES EDUCACIONAIS MUNICIPAIS E QUE POSSIBILITA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA ASSERTIVA, NUMA PERSPECTIVA SOCIOCONSTRUTIVISTA INTERACIONISTA. CONCLUÍMOS QUE O GÊNERO POÉTICO ESTIMULA A PERCEPÇÃO LINGUÍSTICA DO EDUCANDO BEM COMO O MOTIVA A LER/ESCREVER, FAZENDO-SE USUÁRIO DA ESCRITA. NO ENTANTO, CABE À ESCOLA DEMONSTRAR QUE A ESCRITA É UM MEIO DE COMUNICAÇÃO, OU SEJA, ESCREVE O QUE É VERBALIZADO E VERBALIZA O QUE JÁ FOI PENSADO, PORTANTO ESCREVER É PRODUTO DE UM ATO DE REFLEXÃO. DAÍ A IMPORTÂNCIA DE DESENVOLVER UMA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA DURANTE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO.