OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA TÊM SIDO AMPLAMENTE DISCUTIDOS EM
VIRTUDE DOS BAIXOS ÍNDICES DE APROVAÇÃO NAS ESCOLAS E DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES NAS
AVALIAÇÕES INTERNAS E EXTERNAS. NESSE CONTEXTO, É ESSENCIAL O ESTUDO DE NOVAS METODOLOGIAS QUE
VISEM TORNAR ESSES PROCESSOS MAIS SIGNIFICATIVOS AO ALUNO. NESTE ARTIGO, ENTÃO, PRECONIZA-SE A
INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COMO UMA ESTRATÉGIA COM FORTE POTENCIAL PARA O ENSINO DE GEOMETRIA.
A PARTIR DE UMA TAREFA DESENVOLVIDA NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA E ABORDANDO CONTEÚDOS DA
GEOMETRIA ESPACIAL, BUSCOU-SE INVESTIGAR AS ESTRATÉGIAS E CONJECTURAS DESENVOLVIDAS POR UM
GRUPO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO AO EXPLORAREM TAREFAS INVESTIGATIVAS. OS DADOS FORAM
COLETADOS POR MEIO DE DIÁRIO DE CAMPO, GRAVAÇÃO DE ÁUDIO, FOTOGRAFIAS E MATERIAL ESCRITO
PRODUZIDO PELOS ALUNOS. CONSTATOU-SE QUE OS ALUNOS DESENVOLVERAM VÁRIAS ESTRATÉGIAS E SE
APROPRIARAM DOS CONCEITOS GEOMÉTRICOS ENVOLVIDOS.