A ASCENSÃO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NOS MEIOS EDUCACIONAIS OPORTUNIZA UMA APROXIMAÇÃO ENTRE O MUNDO EXTERIOR PARA DENTRO DO MUNDO ACADÊMICO. CONTUDO, ISSO AINDA NÃO SE FAZ DE MANEIRA NATURAL, É PRECISO O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS E FERRAMENTAS QUE FAVOREÇAM ESSE ENTRELAÇAMENTO. O PROJETO INTEGRADOR CONSOLIDA-SE COMO UMA ATIVIDADE CUJO OBJETIVO É ARTICULAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS DE MANEIRA CONTEXTUALIZADA E PRÁTICA, ENVOLVENDO TRABALHO EM EQUIPE A FIM DE DESENVOLVER, AO LONGO DO SEMESTRE LETIVO, UM PRODUTO (NA FORMA DE PROJETO, OBJETO OU INTERVENÇÃO) DE MANEIRA A RELACIONAR A TEORIA À PRÁTICA E À AÇÃO. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR CARACTERÍSTICAS DAS ATIVIDADES DENOMINADAS COMO PROJETOS INTEGRADORES (PI) EM CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS NA MODALIDADE À DISTÂNCIA EM INSTITUIÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO. PARA TANTO, EMPREGAMOS UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DE AMOSTRAS DE EXCERTOS DE ENUNCIADOS DE AGENTES PARTICIPANTES DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM. APROPRIAMO-NOS DE CONCEITOS DESENVOLVIDOS POR TEÓRICOS COMO PIERRE LÉVY, JOSE MÓRAN, PATRÍCIA BEHAR, DENTRE OUTROS NOMES, QUE DISCUTIMOS OS RESULTADOS.