O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PROPOR UMA REFLEXÃO ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA FRENTE À INCLUSÃO ESCOLAR. METODOLOGICAMENTE, REALIZARAM-SE ANÁLISES EM GRADES CURRICULARES, EMENTAS DE DISCIPLINAS E PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA (PPCS) DE 16 UNIVERSIDADES PÚBLICAS DO BRASIL, VERIFICANDO COMO O TEMA DA INCLUSÃO ESCOLAR ESTÁ PREVISTO. PARA FUNDAMENTAR A DISCUSSÃO FOI FEITO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DAS PALAVRAS-CHAVE EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ENSINO DE GEOGRAFIA, GEOGRAFIA ESCOLAR E FORMAÇÃO DE PROFESSORES, E DOCUMENTAL, SENDO ANALISADAS ALGUMAS LEGISLAÇÕES QUE TRATAM DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, RESPECTIVAMENTE. ENTENDE-SE QUE A INCLUSÃO ESCOLAR É EFETIVADA MEDIANTE A GARANTIA DO ACESSO DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS (NEE) AO ESPAÇO ESCOLAR, BEM COMO DA PERMANÊNCIA, POSSIBILITADA, SOBRETUDO, ATRAVÉS DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE VALORIZEM AS DIFERENÇAS, PERMITINDO QUE OS SUJEITOS SE DESENVOLVAM DE ACORDO COM AS SUAS POTENCIALIDADES. NO ENTANTO, AO MESMO TEMPO EM QUE HÁ UM AUMENTO NO NÚMERO DE MATRÍCULAS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM SALAS DE AULA COMUM DA EDUCAÇÃO BÁSICA, PERCEBE-SE QUE OS PROFESSORES ENCONTRAM DIFICULDADES EM ESTABELECER PRÁTICAS INCLUSIVAS. DIANTE DESSA DIFICULDADE NA EFETIVAÇÃO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, SÃO REVELADAS LACUNAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, OS QUAIS CHEGAM EM SALA DE AULA SEM SABER COMO LIDAR COM ALUNOS COM NEE, APESAR DE HAVER LEGISLAÇÕES QUE PREVEEM A CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DURANTE OS CURSOS DE FORMAÇÃO DOCENTE.