Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA: ACESSIBILIDADE E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE, APRENDIZAGEM, DISTANCIAMENTO SOCIAL, Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68297
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 1642
    "titulo" => "DESAFIOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA:  ACESSIBILIDADE E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TRATA DO ACESSO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. NESSE MOMENTO EM QUE O BRASIL ESTÁ VIVENDO COM A PANDEMIA, AS ESCOLAS FECHADAS, AS AULAS MINISTRADAS ATRAVÉS DE APLICATIVOS E PLATAFORMAS DIGITAIS, COMO ESTÁ SENDO O ACESSO, AS CONDIÇÕES OFERTADAS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, ESPECIALMENTE NO ESTADO DE PERNAMBUCO.  ESSES ALUNOS ESTÃO SENDO CONTEMPLADOS EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE E EQUIDADE? ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER SE AS AULAS DISPONIBILIZADAS DE FORMA REMOTA CONTEMPLAM ESSE PÚBLICO LEVANDO EM CONTA AS SUAS ESPECIFICIDADES. O PROCESSO FOI EMBASADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA (PRODANOV E FREITAS (2013), GIL (2008). ESSA PESQUISA FOI COMPOSTA POR 9 (NOVE) SUJEITOS, (UM PROFESSOR, TRÊS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, DOIS ALUNOS E TRÊS MÃES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA). DE ACORDO COM OS DEPOIMENTOS FICA EVIDENTE AS SITUAÇÕES DE INVISIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, SEJA DE NATUREZA SENSORIAL INTELECTUAL, MENTAL E FÍSICO, O QUE APENAS AUMENTOU OS NÍVEIS DE DESIGUALDADE VIVIDAS EM TODOS OS ÂMBITOS. PARA O APORTE TEÓRICO, DIALOGOU-SE COM OS AUTORES FERNANDES E ORRICO (2012), BAPTISTA E JESUS (2015), FELTRIN (2011) E OUTROS AUTORES DA TEMÁTICA PESQUISADA"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE, APRENDIZAGEM, DISTANCIAMENTO SOCIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID1642_21082020220556.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDALVA JOSÉ  DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "LINDALVA  FREITAS"
    "autor_email" => "proflfreitas@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UAA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68297
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 643
    "inscrito_id" => 1642
    "titulo" => "DESAFIOS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA:  ACESSIBILIDADE E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "ESTE ESTUDO TRATA DO ACESSO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. NESSE MOMENTO EM QUE O BRASIL ESTÁ VIVENDO COM A PANDEMIA, AS ESCOLAS FECHADAS, AS AULAS MINISTRADAS ATRAVÉS DE APLICATIVOS E PLATAFORMAS DIGITAIS, COMO ESTÁ SENDO O ACESSO, AS CONDIÇÕES OFERTADAS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, ESPECIALMENTE NO ESTADO DE PERNAMBUCO.  ESSES ALUNOS ESTÃO SENDO CONTEMPLADOS EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE E EQUIDADE? ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER SE AS AULAS DISPONIBILIZADAS DE FORMA REMOTA CONTEMPLAM ESSE PÚBLICO LEVANDO EM CONTA AS SUAS ESPECIFICIDADES. O PROCESSO FOI EMBASADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA (PRODANOV E FREITAS (2013), GIL (2008). ESSA PESQUISA FOI COMPOSTA POR 9 (NOVE) SUJEITOS, (UM PROFESSOR, TRÊS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, DOIS ALUNOS E TRÊS MÃES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA). DE ACORDO COM OS DEPOIMENTOS FICA EVIDENTE AS SITUAÇÕES DE INVISIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, SEJA DE NATUREZA SENSORIAL INTELECTUAL, MENTAL E FÍSICO, O QUE APENAS AUMENTOU OS NÍVEIS DE DESIGUALDADE VIVIDAS EM TODOS OS ÂMBITOS. PARA O APORTE TEÓRICO, DIALOGOU-SE COM OS AUTORES FERNANDES E ORRICO (2012), BAPTISTA E JESUS (2015), FELTRIN (2011) E OUTROS AUTORES DA TEMÁTICA PESQUISADA"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, ACESSIBILIDADE, APRENDIZAGEM, DISTANCIAMENTO SOCIAL, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA11_ID1642_21082020220556.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LINDALVA JOSÉ  DE FREITAS"
    "autor_nome_curto" => "LINDALVA  FREITAS"
    "autor_email" => "proflfreitas@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UAA"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ESTUDO TRATA DO ACESSO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA A UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL. NESSE MOMENTO EM QUE O BRASIL ESTÁ VIVENDO COM A PANDEMIA, AS ESCOLAS FECHADAS, AS AULAS MINISTRADAS ATRAVÉS DE APLICATIVOS E PLATAFORMAS DIGITAIS, COMO ESTÁ SENDO O ACESSO, AS CONDIÇÕES OFERTADAS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, ESPECIALMENTE NO ESTADO DE PERNAMBUCO. ESSES ALUNOS ESTÃO SENDO CONTEMPLADOS EM CONDIÇÕES DE IGUALDADE E EQUIDADE? ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER SE AS AULAS DISPONIBILIZADAS DE FORMA REMOTA CONTEMPLAM ESSE PÚBLICO LEVANDO EM CONTA AS SUAS ESPECIFICIDADES. O PROCESSO FOI EMBASADO NA ABORDAGEM QUALITATIVA E EXPLORATÓRIA (PRODANOV E FREITAS (2013), GIL (2008). ESSA PESQUISA FOI COMPOSTA POR 9 (NOVE) SUJEITOS, (UM PROFESSOR, TRÊS COORDENADORAS PEDAGÓGICAS, DOIS ALUNOS E TRÊS MÃES DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA). DE ACORDO COM OS DEPOIMENTOS FICA EVIDENTE AS SITUAÇÕES DE INVISIBILIDADE DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, SEJA DE NATUREZA SENSORIAL INTELECTUAL, MENTAL E FÍSICO, O QUE APENAS AUMENTOU OS NÍVEIS DE DESIGUALDADE VIVIDAS EM TODOS OS ÂMBITOS. PARA O APORTE TEÓRICO, DIALOGOU-SE COM OS AUTORES FERNANDES E ORRICO (2012), BAPTISTA E JESUS (2015), FELTRIN (2011) E OUTROS AUTORES DA TEMÁTICA PESQUISADA

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.