ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO GERAL ANALISAR QUALITATIVAMENTE ARTIGOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM ALGUNS DOS PRINCIPAIS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS NO QUE SE REFERE À TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL LIGADA À PROPOSTA SÓCIO-INTERACIONISTA DE LEV VYGOTSKY APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA. O AUTOR, A PRIORI, TINHA COMO OBJETIVO ESTUDAR O SUJEITO PSICOLÓGICO, E PARA TAL, DESENVOLVEU O MÉTODO GENÉTICO EXPERIMENTAL. NELE, PODEM-SE DESTACAR QUATRO ELEMENTOS IMPORTANTES: (I) A CARACTERÍSTICA EXPLICATIVA E NÃO APENAS DESCRITIVA DE SUAS IDEIAS; (II) A IDEIA DE TRANSFORMAÇÃO, TANTO DA PESSOA QUE APRENDE QUANTO DO MEIO AMBIENTE NO QUAL ELA ESTÁ INSERIDA; (III) A NECESSIDADE DE ATIVIDADE SOCIAL; (IV) A MEDIAÇÃO QUE, EM SENTIDO ESTRITO, SÃO AS FERRAMENTAS ATRAVÉS DAS QUAIS SE DÁ A INTERAÇÃO HOMEM-MUNDO, PODENDO SER FÍSICAS (UMA CANETA) OU PSICOLÓGICAS (A LINGUAGEM). A OBRA DE VYGOTSKY EVIDENCIA UMA INTERCONEXÃO ENTRE O PENSAMENTO E A LINGUAGEM, OU SEJA, A OCORRÊNCIA DO CLÍMAX DO DESENVOLVIMENTO A PARTIR DA APRENDIZAGEM A PARTIR DA EXPRESSÃO DE SUA LINGUAGEM INTELECTUAL E SEU PENSAMENTO VERBAL. ASSIM, A PESQUISA FOI ESTRUTURADA EM QUATRO ETAPAS RESTRINGINDO CONSIDERAVELMENTE O NÚMERO DE PUBLICAÇÕES, NO ENTANTO, GANHANDO DESTAQUE PELA QUALIDADE ACENTUADA EVIDENCIADA PELA CONDUÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.