Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

Visualizações: 363
A PRODUÇÃO SOBRE O SÓCIO-INTERACIONISMO DE VYGOTSKY EM PERIÓDICOS QUALIS A

Palavra-chaves: VYGOTSKY, TEORIA SOCIOCULTURAL, ENSINO DE MATEMÁTICA, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO GERAL ANALISAR QUALITATIVAMENTE ARTIGOS ACADÊMICOS PUBLICADOS EM ALGUNS DOS PRINCIPAIS PERIÓDICOS CIENTÍFICOS BRASILEIROS NO QUE SE REFERE À TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL LIGADA À PROPOSTA SÓCIO-INTERACIONISTA DE LEV VYGOTSKY APLICADA AO ENSINO DA MATEMÁTICA. O AUTOR, A PRIORI, TINHA COMO OBJETIVO ESTUDAR O SUJEITO PSICOLÓGICO, E PARA TAL, DESENVOLVEU O MÉTODO GENÉTICO EXPERIMENTAL. NELE, PODEM-SE DESTACAR QUATRO ELEMENTOS IMPORTANTES: (I) A CARACTERÍSTICA EXPLICATIVA E NÃO APENAS DESCRITIVA DE SUAS IDEIAS; (II) A IDEIA DE TRANSFORMAÇÃO, TANTO DA PESSOA QUE APRENDE QUANTO DO MEIO AMBIENTE NO QUAL ELA ESTÁ INSERIDA; (III) A NECESSIDADE DE ATIVIDADE SOCIAL; (IV) A MEDIAÇÃO QUE, EM SENTIDO ESTRITO, SÃO AS FERRAMENTAS ATRAVÉS DAS QUAIS SE DÁ A INTERAÇÃO HOMEM-MUNDO, PODENDO SER FÍSICAS (UMA CANETA) OU PSICOLÓGICAS (A LINGUAGEM). A OBRA DE VYGOTSKY EVIDENCIA UMA INTERCONEXÃO ENTRE O PENSAMENTO E A LINGUAGEM, OU SEJA, A OCORRÊNCIA DO CLÍMAX DO DESENVOLVIMENTO A PARTIR DA APRENDIZAGEM A PARTIR DA EXPRESSÃO DE SUA LINGUAGEM INTELECTUAL E SEU PENSAMENTO VERBAL. ASSIM, A PESQUISA FOI ESTRUTURADA EM QUATRO ETAPAS RESTRINGINDO CONSIDERAVELMENTE O NÚMERO DE PUBLICAÇÕES, NO ENTANTO, GANHANDO DESTAQUE PELA QUALIDADE ACENTUADA EVIDENCIADA PELA CONDUÇÃO E EXPLORAÇÃO DOS PRINCIPAIS ELEMENTOS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.