O ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO É, NESTE TRABALHO, COMPREENDIDO COMO SENDO UMA ABORDAGEM DIDÁTICA VOLTADA PARA O ESTÍMULO AO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COGNITIVAS EMINENTEMENTE INVESTIGATIVAS, TAIS COMO: A PROBLEMATIZAÇÃO, A ARGUMENTAÇÃO, A HIPOTETIZAÇÃO, A CONTEXTUALIZAÇÃO, ENTRE OUTRAS. O TRABALHO COM A REFERIDA ABORDAGEM PRESSUPÕE O ENVOLVIMENTO DO DOCENTE, BEM COMO, A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ESTUDANTES, SENDO ENTENDIDO, AINDA, COMO UMA EXCELENTE FORMA DE PROMOÇÃO DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. ESTE ARTIGO APRESENTA OS RESULTADOS PARCIAIS DE UMA PESQUISA DE MESTRADO, ORA EM DESENVOLVIMENTO, DE NATUREZA QUALITATIVA, CUJO OBJETIVO GERAL É O DE: ANALISAR OS IMPACTOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO EM SUA RELAÇÃO COM O PROCESSO DE ENSINAGEM PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. O UNIVERSO PESQUISADO FOI O DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL E, OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE ANÁLISE DOCUMENTAL, QUESTIONÁRIO COM LICENCIANDOS, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA COM DOCENTES, OBSERVAÇÕES DE CAMPO E OFICINA DE DISCUSSÃO. A ANÁLISE DOS PROGRAMAS DE DISCIPLINAS QUE CONSTAM NO PROJETO PEDAGÓGICO DO CURSO (PPC) DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS (DO ANO DE 2006), BEM COMO SEUS RESPECTIVOS PLANOS DE ENSINO, APONTA PARA O FATO DE QUE NENHUMA DAS DISCIPLINAS OFERTADAS PROPUNHA EM SUA EMENTA QUE SEJAM DISCUTIDOS ASPECTOS RELACIONADOS AO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO. ENQUANTO QUE NO PPC (DE 2019), A ABORDAGEM APARECE, DE FORMA EXPLÍCITA, COMO CONTEÚDO A SER TRABALHADO EM UMA ÚNICA DISCIPLINA. SUGERE-SE, PORTANTO, QUE OUTROS ESTUDOS POSSAM SER EMPREENDIDOS A FIM DE QUE SE FORTALEÇA A DISCUSSÃO ACERCA DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES.