O REFERIDO TRABALHO ABORDA A IMPORTÂNCIA DOS RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS USADOS POR ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA VISUAL EM AULAS DE CIÊNCIAS E QUÍMICA EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS DA ZONA URBANA DE MACAPÁ, AMAPÁ. ESTA INVESTIGAÇÃO É JUSTIFICADA PELA NECESSIDADE DE AVERIGUAR COMO OS RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS INTERFEREM NA MELHORIA DO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS QUE APRESENTAM DEFICIÊNCIA VISUAL, NAS AULAS DE CIÊNCIAS E QUÍMICA. O OBJETIVO GERAL DA PESQUISA É ANALISAR SE A UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS, USADOS PELOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, QUE ESTÃO NAS SALAS COMUNS DO ENSINO REGULAR, É SATISFATÓRIA PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS MESMOS. A PESQUISA SE DEU NA ESCOLA ESTADUAL DARCY RIBEIRO CUJOS PARTICIPANTES FORAM UM ALUNO CEGO NO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, UM PROFESSOR DE CIÊNCIAS E UMA PROFESSORA DO AEE. NA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL MARIA DO CARMO VIANA DOS ANJOS. OS PARTICIPANTES FORAM, UMA PROFESSORA DE QUÍMICA, UMA PROFESSORA DO AEE. ESTA PESQUISA TEM CARÁTER DESCRITIVO, CORTE TRANSVERSAL E ENFOQUE QUALITATIVO. NA COLETA DE DADOS FORAM UTILIZADAS A ENTREVISTA ABERTA. OS RESULTADOS OBTIDOS NAS ANÁLISES DA ENTREVISTA DEMONSTRARAM QUE OS RECURSOS DIDÁTICOS ADAPTADOS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, QUANDO ELABORADOS COM RIQUEZA DE DETALHES DO OBJETO E AUXILIADOS PELO PROFESSOR DA SALA COMUM, COM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO ESPECÍFICO, MELHORAM MUITO O APRENDIZADO NOS TEMAS ABORDADOS FAZENDO COM QUE ESSES ALUNOS SE SINTAM VALORIZADOS E INCLUÍDOS.