PARA QUE O ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SE DESENVOLVA DE
MANEIRA EFICAZ, INOVADORA E ATRATIVA, É NECESSÁRIO QUE O(A) PROFESSOR(A) QUE CONDUZ A TURMA SEJA
CAPACITADO DE TAL FORMA QUE A MESMA VENHA A ALCANÇAR OS OBJETIVOS PROPOSTOS PARA ELA. PARTINDO
DESSA IDEIA, O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO, DISCUTIR A RESPEITO DA FORMAÇÃO OFERTADA AO(A)
PEDAGOGO(A) PARA O ENSINO DESTE COMPONENTE CURRICULAR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL,
JÁ QUE É ELE(A) É O FIO CONDUTOR DO CONHECIMENTO NESSA ETAPA DA ESCOLARIZAÇÃO. ESTE TRABALHO SE
DESENVOLVEU A PARTIR DE UMA ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO E PELA BUSCA DE SOLUÇÕES E CONTRIBUIÇÃO EM
RELAÇÃO AO MEIO AMBIENTE, REALIZADA POR UMA TURMA DO CURSO DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE
ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), ATRAVÉS DO COMPONENTE CURRICULAR ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS.
PARA EMBASAMENTO TEÓRICO, SERÁ UTILIZADO, A BNCC (2013), O PCN (1997), A LDB (1996),
BORGES (2012), GABINI E FURUTA (2018), SILVA, FERREIRA E VIEIRA (2017). AO FINAL
DA PESQUISA, COMPREENDEREMOS A IMPORTÂNCIA DE UMA BOA FORMAÇÃO DESTINADA AOS PEDAGOGOS
PARA MINISTRAR AULAS DE CIÊNCIAS NATURAIS MAIS ATRATIVAS E EFICIENTES PARA A CONSTRUÇÃO DO
CONHECIMENTO DOS ALUNOS NESTA FASE ESCOLAR.