SABEMOS QUE A FORMA COMO O PROFESSOR DESEMPENHA SUAS AULAS É PARTICULAR E INERENTE A DIDÁTICA APLICADA A CADA PROFISSIONAL DO ENSINO. NO ENTANTO, RESSALTAMOS A RELEVÂNCIA DE ORGANIZAR AS AULAS PRIORIZANDO O USO DO CONCRETO E DO LÚDICO COM FORMA DE ESTIMULAR O ENSINO APRENDIZADO MAIS PRAZEROSO. NESTE PRESENTE TRABALHO RELATAMOS ALGUMAS ATIVIDADES E AULAS PRÁTICAS REALIZADAS POR GRUPOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNINASSAU, COM PROPOSTAS DIVERSAS MEDIANTE CADA PROFESSOR. PARTINDO DISSO, O OBJETIVO DESSA PRODUÇÃO É EXPLANAR SOBRE TEMAS DIVERSOS COMO: DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM, DA ESCRITA, DA LEITURA, RACIOCÍNIO LÓGICO, COGNITIVO, DA COORDENAÇÃO MOTORA FINA, COORDENAÇÃO MOTORA GROSSA, ETC. ATRAVÉS DE PEÇAS DE TEATRO, JOGOS E BRINCADEIRAS, ENFIM, O CONCRETO E O LÚDICO. A ANÁLISE CONCERNE-SE DE UM ESTUDO DE CUNHO QUALITATIVO, DESENVOLVIDO JUNTO À REALIZAÇÃO DE LEITURAS QUE EMBASASSEM OS NOSSOS ESTUDOS, COM A CONTRIBUIÇÃO DE RUIZ (1985), FREIRE (1987), PENIN (1994), VASCONCELOS (1995), ENTRE OUTROS. CONCLUÍMOS QUE ATRAVÉS DA BRINCADEIRA E DA EXPERIÊNCIA O SUJEITO ADQUIRE SABERES DE FORMA MAIS CONCRETA RESSALTANDO AINDA O QUANTO É IMPORTANTE NO CURSO DE PEDAGOGIA QUE HAJA PRÁTICAS DESSE NÍVEL COM PROPOSTAS AOS ALUNOS DA GRADUAÇÃO.