ESTE ARTIGO ANALISA A EXPANSÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NA REGIÃO NORDESTE DO PAÍS A PARTIR DOS DADOS PUBLICADOS NOS RELATÓRIOS DOS ÚLTIMOS TRÊS CICLOS AVALIATIVOS DO PNE E DA LEGISLAÇÃO SOBRE ESSA MODALIDADE DE ENSINO. COMO PROBLEMA DE PESQUISA, QUESTIONA-SE SE HOUVE UMA AMPLIAÇÃO DA CONCESSÃO DOS TÍTULOS DE MESTRADO E DOUTORADO COM A MELHORIA DA EDUCAÇÃO SUPERIOR COMO UM TODO. PARA ISSO, PARTIU-SE DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA, EM QUE FOI UTILIZADA A PESQUISA DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICA, EM QUE OS DADOS PUBLICADOS PELO MEC FORAM CONFRONTADOS E INTERPRETADOS À LUZ DO PROBLEMA DA PESQUISA. COMO RESULTADO, PERCEBEU-SE QUE A META 14 PRECISA SER INTERPRETADA CRITICAMENTE, PARA QUE ELA ASSUMA O PAPEL DE FERRAMENTA NA MELHORIA DA QUALIDADE DA PÓS-GRADUAÇÃO E DA GRADUAÇÃO EM TODO O PAÍS.