A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) PROMOVE A UNIÃO ENTRE PESSOAS E O AMBIENTE, CRIANDO VÍNCULOS ENTRE A IDENTIDADE, A CULTURA LOCAL E A NATUREZA. SOBRE ESTE TEMA MUITOS ESTUDIOSOS TÊM DESCOBERTO QUE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL (EF) PODEM EXPRESSAR A PERCEPÇÃO AMBIENTAL SOBRE O MEIO AMBIENTE ATRAVÉS DE DESENHOS OU IMAGENS, ASSIM ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR QUAL A VISÃO DE MUNDO E DE MEIO AMBIENTE OS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL, DOS 8° E 9° ANOS DAS ESCOLAS, EE JERÔNIMO GUEIROS E EM VERÍSSIMO DE MELO TÊM. ANALISOU-SE 77 DESENHOS, DURANTE O MÊS DE NOVEMBRO DE 2019. O ESTUDO REVELOU QUE NA EE JERÔNIMO GUEIROS, 22 ESTUDANTES DO 9° ANO DEMONSTRARAM TER A PERCEPÇÃO NATURALISTA E 26 ESTUDANTES, A PERCEPÇÃO SÓCIOAMBIENTAL. JÁ 14 DESENHOS, DOS ESTUDANTES DA EM VERÍSSIMO DE MELO DO 8° ANO, CATEGORIZARAM COMO NATURALISTA E 15 COMO SÓCIOAMBIENTAL. NUM SEGUNDO MOMENTO OS MESMOS DESENHOS FORAM ANALISADOS SOBRE OUTRAS CATEGORIAS E REVELOU-SE QUE DO 9º DA EE JERÔNIMO GUEIROS, 20 ESTUDANTES PERCEBIAM O MEIO AMBIENTE COMO UM PROBLEMA A SER RESOLVIDO, E, NA EM VERÍSSIMO DE MELO, 12 ESTUDANTES APRESENTARAM A VISÃO NATUREZA. CONCLUI-SE QUE O ESTUDO PERMITIU AOS ESTUDANTES SE ENVOLVER ATIVAMENTE NAS ATIVIDADES PROPOSTAS E COM ESTA AÇÃO REFLETIREM SOBRE SUA POSTURA NA ATUAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE.