Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DIREITO À EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL: UM CONTRAPOSTO TEÓRICO-NORMATIVO COM DADOS DO INEP (IDEB) 2017

Palavra-chaves: DIREITO À EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL BRASILEIRA, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL GAÚCHA, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL PÚBLICA E PRIVADA, ANÁLISE DE DADOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB 2017. Comunicação Oral (CO) GT 21 - Políticas públicas de Educação
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68964
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 900
    "inscrito_id" => 5936
    "titulo" => "O DIREITO À EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL: UM CONTRAPOSTO TEÓRICO-NORMATIVO COM DADOS DO INEP (IDEB) 2017"
    "resumo" => "O ESTADO BRASILEIRO APRESENTA AMPLO ROL DE DIREITOS SOCIAIS FUNDAMENTAIS, DENTRE ELES ESTÁ O DIREITO À EDUCAÇÃO (ARTIGO 6º, CAPUT, CF/88). NO PRESENTE TRABALHO É ENFOCADO O DIREITO À EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE PRIMEIRA À NONA SÉRIES. PARTIR-SE-Á DO ESTUDO ESPECIALIZADO SOBRE O ASSUNTO, NA SEARA DA EDUCAÇÃO, DA ECONOMIA E DO DIREITO. DE MODO A TRAZER UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR SOBRE O TEMA, PORÉM SEM PERDER O CERNE JURÍDICO. SERÁ ASSIM, EXPOSTA SUA NORMATIZAÇÃO CONSTITUCIONAL E LEGAL GERAL, PARA ENTÃO SER ANALISADO O SEU STATUS QUO. ESSE ATRAVÉS DO ESTUDO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) DO ANO DE 2017. TUDO PARA VERIFICAR SE A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E A GAÚCHA ATENDEM AOS REQUISITOS NORMATIVOS E DOUTRINÁRIOS E SE A ESCOLA PARTICULAR É DE MELHOR QUALIDADE. A RELEVÂNCIA DO TRABALHO SE DÁ POR SER ELE PARTE DA HIPÓTESE DE PESQUISA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA QUAL SERÁ ENFOCADA A SISTEMÁTICA DAS DEDUÇÕES COM GASTOS EM EDUCAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS (IRPF). ADEMAIS, O ESTUDO SE JUSTIFICA POR SER NECESSÁRIO SE VERIFICAR SE O DIREITO À EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO RELEGADO. OBSERVOU-SE QUE AS NORMAS ESTABELECEM QUE A EDUCAÇÃO PÚBLICA FUNDAMENTAL DE QUALIDADE É UNIVERSAL, O QUE A DOUTRINA RESPALDA, PORÉM TANTO O IDEB BRASILEIRO QUANTO O GAÚCHO ESTÃO ABAIXO DAS METAS MESMO EM SE TRATANDO DA REDE PRIVADA. FOI UTILIZADO O MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO EM PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO-DESCRITIVO COM ANÁLISE DESCRITIVA E QUALITATIVA DE DADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação"
    "palavra_chave" => "DIREITO À EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL BRASILEIRA, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL GAÚCHA, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL PÚBLICA E PRIVADA, ANÁLISE DE DADOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB 2017."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID5936_29082020111509.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA POLVORA BICA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA POLVORA BICA"
    "autor_email" => "carolinabica@outlook.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68964
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 900
    "inscrito_id" => 5936
    "titulo" => "O DIREITO À EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL NO BRASIL E NO RIO GRANDE DO SUL: UM CONTRAPOSTO TEÓRICO-NORMATIVO COM DADOS DO INEP (IDEB) 2017"
    "resumo" => "O ESTADO BRASILEIRO APRESENTA AMPLO ROL DE DIREITOS SOCIAIS FUNDAMENTAIS, DENTRE ELES ESTÁ O DIREITO À EDUCAÇÃO (ARTIGO 6º, CAPUT, CF/88). NO PRESENTE TRABALHO É ENFOCADO O DIREITO À EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE PRIMEIRA À NONA SÉRIES. PARTIR-SE-Á DO ESTUDO ESPECIALIZADO SOBRE O ASSUNTO, NA SEARA DA EDUCAÇÃO, DA ECONOMIA E DO DIREITO. DE MODO A TRAZER UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR SOBRE O TEMA, PORÉM SEM PERDER O CERNE JURÍDICO. SERÁ ASSIM, EXPOSTA SUA NORMATIZAÇÃO CONSTITUCIONAL E LEGAL GERAL, PARA ENTÃO SER ANALISADO O SEU STATUS QUO. ESSE ATRAVÉS DO ESTUDO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) DO ANO DE 2017. TUDO PARA VERIFICAR SE A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E A GAÚCHA ATENDEM AOS REQUISITOS NORMATIVOS E DOUTRINÁRIOS E SE A ESCOLA PARTICULAR É DE MELHOR QUALIDADE. A RELEVÂNCIA DO TRABALHO SE DÁ POR SER ELE PARTE DA HIPÓTESE DE PESQUISA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA QUAL SERÁ ENFOCADA A SISTEMÁTICA DAS DEDUÇÕES COM GASTOS EM EDUCAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS (IRPF). ADEMAIS, O ESTUDO SE JUSTIFICA POR SER NECESSÁRIO SE VERIFICAR SE O DIREITO À EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO RELEGADO. OBSERVOU-SE QUE AS NORMAS ESTABELECEM QUE A EDUCAÇÃO PÚBLICA FUNDAMENTAL DE QUALIDADE É UNIVERSAL, O QUE A DOUTRINA RESPALDA, PORÉM TANTO O IDEB BRASILEIRO QUANTO O GAÚCHO ESTÃO ABAIXO DAS METAS MESMO EM SE TRATANDO DA REDE PRIVADA. FOI UTILIZADO O MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO EM PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO-DESCRITIVO COM ANÁLISE DESCRITIVA E QUALITATIVA DE DADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas públicas de Educação"
    "palavra_chave" => "DIREITO À EDUCAÇÃO, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL BRASILEIRA, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL GAÚCHA, EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL PÚBLICA E PRIVADA, ANÁLISE DE DADOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA IDEB 2017."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA21_ID5936_29082020111509.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA POLVORA BICA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA POLVORA BICA"
    "autor_email" => "carolinabica@outlook.com."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPEL)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ESTADO BRASILEIRO APRESENTA AMPLO ROL DE DIREITOS SOCIAIS FUNDAMENTAIS, DENTRE ELES ESTÁ O DIREITO À EDUCAÇÃO (ARTIGO 6º, CAPUT, CF/88). NO PRESENTE TRABALHO É ENFOCADO O DIREITO À EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE PRIMEIRA À NONA SÉRIES. PARTIR-SE-Á DO ESTUDO ESPECIALIZADO SOBRE O ASSUNTO, NA SEARA DA EDUCAÇÃO, DA ECONOMIA E DO DIREITO. DE MODO A TRAZER UMA VISÃO TRANSDISCIPLINAR SOBRE O TEMA, PORÉM SEM PERDER O CERNE JURÍDICO. SERÁ ASSIM, EXPOSTA SUA NORMATIZAÇÃO CONSTITUCIONAL E LEGAL GERAL, PARA ENTÃO SER ANALISADO O SEU STATUS QUO. ESSE ATRAVÉS DO ESTUDO DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB) DO ANO DE 2017. TUDO PARA VERIFICAR SE A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E A GAÚCHA ATENDEM AOS REQUISITOS NORMATIVOS E DOUTRINÁRIOS E SE A ESCOLA PARTICULAR É DE MELHOR QUALIDADE. A RELEVÂNCIA DO TRABALHO SE DÁ POR SER ELE PARTE DA HIPÓTESE DE PESQUISA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO NA QUAL SERÁ ENFOCADA A SISTEMÁTICA DAS DEDUÇÕES COM GASTOS EM EDUCAÇÃO NO IMPOSTO DE RENDA DAS PESSOAS FÍSICAS (IRPF). ADEMAIS, O ESTUDO SE JUSTIFICA POR SER NECESSÁRIO SE VERIFICAR SE O DIREITO À EDUCAÇÃO ESTÁ SENDO RELEGADO. OBSERVOU-SE QUE AS NORMAS ESTABELECEM QUE A EDUCAÇÃO PÚBLICA FUNDAMENTAL DE QUALIDADE É UNIVERSAL, O QUE A DOUTRINA RESPALDA, PORÉM TANTO O IDEB BRASILEIRO QUANTO O GAÚCHO ESTÃO ABAIXO DAS METAS MESMO EM SE TRATANDO DA REDE PRIVADA. FOI UTILIZADO O MÉTODO HIPOTÉTICO-DEDUTIVO EM PROCEDIMENTO BIBLIOGRÁFICO-DESCRITIVO COM ANÁLISE DESCRITIVA E QUALITATIVA DE DADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.