O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO ESCOLAR:
UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR” TEM POR OBJETIVO ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA
ATRAVÉS DA ORALIDADE. NESTE, PARA UMA BASE TEÓRICA, SERÁ FEITO UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS
PRINCIPAIS TEORIAS/ABORDAGENS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, A PARTIR DE MELO (2005), CEZARIO E
MARTELOTTA (2008); OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E OS MODOS DE LER COM BEZERRA (2001) E
KATO (1985). ALÉM DESSES TEÓRICOS NOS ATENTAMOS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC),
OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA. O
DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA OCORREU ATRAVÉS DAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, ALÉM DE OBSERVAÇÕES
EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS, UMA DA CIDADE DE ESPERANÇA, PARAÍBA E A OUTRA NA CIDADE DE
CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, DURANTE DUAS MANHÃS, NO PERÍODO DE 7 ATÉ AS 11 HORAS. COM ISTO,
PERCEBEMOS QUE O CONHECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NÃO SE CONSTRÓI SOZINHO. ELE SE CONSTRÓI
ATRAVÉS DA INTERAÇÃO COM O MUNDO, COM AS PESSOAS AO REDOR E COM AS DEMAIS DISCIPLINAS, DE
FORMA INTERDISCIPLINAR.