Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR

Palavra-chaves: LÍNGUA PORTUGUESA, ORALIDADE, APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINAR, Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68958
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 5338
    "titulo" => """
      O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO\r\n
      COTIDIANO ESCOLAR: UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO ESCOLAR:\r\n
      UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR” TEM POR OBJETIVO ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA\r\n
      ATRAVÉS DA ORALIDADE. NESTE, PARA UMA BASE TEÓRICA, SERÁ FEITO UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS\r\n
      PRINCIPAIS TEORIAS/ABORDAGENS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, A PARTIR DE MELO (2005), CEZARIO E\r\n
      MARTELOTTA (2008); OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E OS MODOS DE LER COM BEZERRA (2001) E\r\n
      KATO (1985). ALÉM DESSES TEÓRICOS NOS ATENTAMOS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC),\r\n
      OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA. O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA OCORREU ATRAVÉS DAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, ALÉM DE OBSERVAÇÕES\r\n
      EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS, UMA DA CIDADE DE ESPERANÇA, PARAÍBA E A OUTRA NA CIDADE DE\r\n
      CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, DURANTE DUAS MANHÃS, NO PERÍODO DE 7 ATÉ AS 11 HORAS. COM ISTO,\r\n
      PERCEBEMOS QUE O CONHECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NÃO SE CONSTRÓI SOZINHO. ELE SE CONSTRÓI\r\n
      ATRAVÉS DA INTERAÇÃO COM O MUNDO, COM AS PESSOAS AO REDOR E COM AS DEMAIS DISCIPLINAS, DE\r\n
      FORMA INTERDISCIPLINAR.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ORALIDADE, APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINAR, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5338_18082020185624.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLÂNDIA BEATRIZ TEOBALDO DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "GERLÂNDIA"
    "autor_email" => "gerlandiabto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68958
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 596
    "inscrito_id" => 5338
    "titulo" => """
      O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO\r\n
      COTIDIANO ESCOLAR: UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR
      """
    "resumo" => """
      O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO ESCOLAR:\r\n
      UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR” TEM POR OBJETIVO ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA\r\n
      ATRAVÉS DA ORALIDADE. NESTE, PARA UMA BASE TEÓRICA, SERÁ FEITO UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS\r\n
      PRINCIPAIS TEORIAS/ABORDAGENS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, A PARTIR DE MELO (2005), CEZARIO E\r\n
      MARTELOTTA (2008); OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E OS MODOS DE LER COM BEZERRA (2001) E\r\n
      KATO (1985). ALÉM DESSES TEÓRICOS NOS ATENTAMOS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC),\r\n
      OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA. O\r\n
      DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA OCORREU ATRAVÉS DAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, ALÉM DE OBSERVAÇÕES\r\n
      EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS, UMA DA CIDADE DE ESPERANÇA, PARAÍBA E A OUTRA NA CIDADE DE\r\n
      CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, DURANTE DUAS MANHÃS, NO PERÍODO DE 7 ATÉ AS 11 HORAS. COM ISTO,\r\n
      PERCEBEMOS QUE O CONHECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NÃO SE CONSTRÓI SOZINHO. ELE SE CONSTRÓI\r\n
      ATRAVÉS DA INTERAÇÃO COM O MUNDO, COM AS PESSOAS AO REDOR E COM AS DEMAIS DISCIPLINAS, DE\r\n
      FORMA INTERDISCIPLINAR.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LÍNGUA PORTUGUESA, ORALIDADE, APRENDIZAGEM, INTERDISCIPLINAR, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA8_ID5338_18082020185624.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:11"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERLÂNDIA BEATRIZ TEOBALDO DE OLIVEIRA "
    "autor_nome_curto" => "GERLÂNDIA"
    "autor_email" => "gerlandiabto@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O PRESENTE TRABALHO INTITULADO “O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NO COTIDIANO ESCOLAR: UMA RELAÇÃO INTERDISCIPLINAR” TEM POR OBJETIVO ANALISAR O DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA ATRAVÉS DA ORALIDADE. NESTE, PARA UMA BASE TEÓRICA, SERÁ FEITO UMA DISCUSSÃO ACERCA DAS PRINCIPAIS TEORIAS/ABORDAGENS DA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM, A PARTIR DE MELO (2005), CEZARIO E MARTELOTTA (2008); OS PROCESSOS DE AQUISIÇÃO DA LEITURA E OS MODOS DE LER COM BEZERRA (2001) E KATO (1985). ALÉM DESSES TEÓRICOS NOS ATENTAMOS A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN) E A PROPOSTA CURRICULAR DO ESTADO DA PARAÍBA. O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA OCORREU ATRAVÉS DAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, ALÉM DE OBSERVAÇÕES EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS, UMA DA CIDADE DE ESPERANÇA, PARAÍBA E A OUTRA NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE, PARAÍBA, DURANTE DUAS MANHÃS, NO PERÍODO DE 7 ATÉ AS 11 HORAS. COM ISTO, PERCEBEMOS QUE O CONHECIMENTO DA LÍNGUA PORTUGUESA NÃO SE CONSTRÓI SOZINHO. ELE SE CONSTRÓI ATRAVÉS DA INTERAÇÃO COM O MUNDO, COM AS PESSOAS AO REDOR E COM AS DEMAIS DISCIPLINAS, DE FORMA INTERDISCIPLINAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.