A INTERDISCIPLINARIDADE É DITA COMO A CONECTORA ENTRE OS SABERES, PROMOVENDO UM DIÁLOGO POR COPROPRIEDADES ENTRE AS DISCIPLINAS. A TRANSDISCIPLINARIDADE TAMBÉM ALMEJA PROMOVER UMA CONEXÃO, PORÉM É UM CONCEITO DIFERENTE QUE VISA UM ESTUDO HOMOGÊNEO QUE ULTRAPASSA AS DISCIPLINAS ESCOLARES. ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR UM ESTUDO SOBRE A IMPLEMENTAÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSDISCIPLINARIDADE PELO CORPO DOCENTE NO ENSINO BÁSICO, COM O OBJETIVO ESPECÍFICO DE ANALISAR O CONHECIMENTO DOS EDUCADORES NO QUE DIZ RESPEITO A NECESSIDADE DA ARTICULAÇÃO DOS SABERES, ASSIM COMO SUAS CRÍTICAS E PREFERÊNCIAS SOBRE OS DITOS CONCEITOS. OS DADOS FORAM COLETADOS POR MEIO DE FORMULÁRIOS ONLINE, PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS DA NATUREZA RESPONDERAM PERGUNTAS SUBJETIVAS QUE FORAM ANALISADAS A PARTIR DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), CONFIGURANDO A APLICAÇÃO DE UMA METODOLOGIA QUALITATIVA. ASSIM, FOI VERIFICADO NOS RESULTADOS QUE GRANDE PARTE DOS EDUCADORES ARGUMENTAM SOBRE A NECESSIDADE DA REFORMULAÇÃO DOS CURRÍCULOS ESTUDANTIS, PORÉM SEM CONHECIMENTO APROFUNDADO NO ASSUNTO. A TOTALIDADE DE RESPOSTAS QUE AFIRMARAM QUE NENHUMA DISCIPLINA SE TORNA VÁLIDA EM UMA VISÃO ISOLADA É UMA QUESTÃO DESTACADA, VISTO QUE OS PROFESSORES TIVERAM ARGUMENTOS SUPERFICIAIS E NÃO APRESENTARAM UM POTENCIAL CRÍTICO PARA PROMOVER UMA ATITUDE DE INTERVENÇÃO INTERDISCIPLINAR OU TRANSDISCIPLINAR EM UMA INSTITUIÇÃO. DE TODO MODO, A INTERDISCIPLINARIDADE APRESENTOU SER UM CONCEITO MAIS CONHECIDO ENTRE OS EDUCADORES. ESTE ESTUDO CONTRIBUI PARA A REFLEXÃO DOS DOCENTES NO QUE DIZ RESPEITO A APLICABILIDADE EFICIENTE DAS DISCIPLINAS E A BUSCA POR UMA BASE SÓLIDA QUE EXPLIQUE A REAL NECESSIDADE DA REFORMULAÇÃO DOS CURRÍCULOS ESTUDANTIS.