A PESQUISA APRESENTA REFLEXÕES A RESPEITO DA UTILIZAÇÃO DE JORNAIS SERGIPANOS COMO FONTE PARA O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, VALORIZANDO-OS COMO POTENCIAL DIDÁTICO PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA, ESPECIALMENTE NA ABORDAGEM DE TEMÁTICAS E/OU OBJETOS DO CONHECIMENTO (BNCC, 2019), RELACIONADAS COM O PERÍODO DA DITADURA CIVIL-MILITAR NO BRASIL. O TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS: DISCUTIR QUESTÕES RELACIONADAS AO USO DE FONTES JORNALÍSTICAS SERGIPANAS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE HISTÓRIA; CONTRIBUIR PARA A VALORIZAÇÃO DAS QUESTÕES HISTÓRICAS LOCAIS RELACIONADAS À TEMÁTICA NACIONAL; E ENTENDER DE QUE MANEIRA A GAZETA DE SERGIPE RETRATAVA A DITADURA CIVIL-MILITAR PARA A SOCIEDADE SERGIPANA. A PESQUISA DIALOGA COM ESTUDOS NO CAMPO DE EDUCAÇÃO HISTÓRICA, EM PARTICULAR, AOS ESTUDOS DE RüSEN (2006); ISABEL BARCA (2001, 2004, 2006); PETER LEE (2006); SCHMIDT (2009); GERMINARI (2011); BARBOSA (2007). COMO PROPOSTA METODOLÓGICA A PESQUISA ESTÁ DIVIDIDA NAS SEGUINTES ETAPAS: ANÁLISE DE TODAS AS EDIÇÕES DA GAZETA DE SERGIPE ENTRE OS ANOS DE 1968 E 1978, CATALOGAÇÃO DAS MATÉRIAS SELECIONADAS E DIVISÃO EM QUATRO EIXOS TEMÁTICOS: “PROPAGAÇÃO DO IDEÁRIO DA ‘REVOLUÇÃO DE 1964’ AO POVO SERGIPANO”; “RESISTÊNCIAS À DITADURA”; “OS ATOS INSTITUCIONAIS DO REGIME MILITAR” E “EM NOME DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO”. AO LONGO DO TRABALHO PUDEMOS IDENTIFICAR DIVERSAS MATÉRIAS PUBLICADAS EM FAVOR DO REGIME MILITAR CONSTATANDO-SE QUE SUAS PUBLICAÇÕES CONTRIBUÍRAM PARA APOIÁ-LA E LEGITIMÁ-LA INFLUENCIANDO, NESTE SENTIDO, A POPULAÇÃO SERGIPANA.