O CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO
NORTE – UERN, POSSUI EM SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DISCIPLINAS VOLTADAS PARA A PRÁTICA
DOCENTE, DENTRE ELAS AS PRÁTICAS EDUCATIVAS. ESSE TIPO DE ATIVIDADE DURANTE A FORMAÇÃO INICIAL
PERMITE AO GRADUANDO ELABORAR MODELOS E MATERIAIS DIDÁTICOS SOBRE DIVERSOS CONTEÚDOS BIOLÓGICOS
E APLICÁ-LOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA COM O INTUITO DE FACILITAR O ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES.
ALÉM DISSO, AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PROPORCIONAM O CONHECIMENTO DE NOVAS METODOLOGIAS DE
ENSINO E A APROXIMAÇÃO DO ESPAÇO FUTURO DE TRABALHO. DESSE MODO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO
OBJETIVO AVERIGUAR A OPINIÃO DOS ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UERN EM RELAÇÃO ÀS
PRÁTICAS EDUCATIVAS DO CURSO. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA ATRAVÉS DO GOOGLE FORMULÁRIO DURANTE
O MÊS DE JULHO DE 2020 COM A PARTICIPAÇÃO DE 35 ALUNOS GRADUANDOS. SENDO ASSIM, OS RESULTADOS
ENCONTRADOS MOSTRAM QUE A DISCIPLINA DE PRÁTICA EDUCATIVA, APRESENTA RELEVÂNCIA CURRICULAR EM
PERMITIR O DESENVOLVIMENTO DE MODELOS EDUCACIONAIS PARA ALUNOS DE DIFERENTES PÚBLICOS DE
ENSINO, DE FORMA CONTEXTUALIZADA E DINÂMICA. NO ENTANTO, O TEMPO NECESSÁRIO PARA REALIZAÇÃO DO
PRODUTO SOMADO A SUA TEMÁTICA CENTRAL, DIFICULTAM NA REALIZAÇÃO DE UM MATERIAL PEDAGÓGICO
SIGNIFICATIVO.