ESTE ARTIGO APRESENTA UMA AN?LISE SOBRE O CEN?RIO DA EDUCA??O A DIST?NCIA EM CURSOS SUPERIORES NO BRASIL, VOLTANDO O OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EMPREGADAS E AS TEORIAS DE APRENDIZAGEM QUE S?O UTILIZADAS PARA O PLANEJAMENTO E A IMPLEMENTA??O DE AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM. MUITO EMBORA POSSA PARECER QUE ? APENAS UMA SIMPLES TEND?NCIA OU MODISMO, A MODALIDADE DO ENSINO ? DIST?NCIA ? UMA REALIDADE AGORA NAS ESCOLAS, E NOS CENTROS DE APRENDIZAGEM. O ENSINO ELETR?NICO J? ? UMA REALIDADE NOS CURSOS LIVRES, T?CNICOS E NO ENSINO SUPERIOR, DE TAL SORTE QUE ? PRECISO ANALISAR E COMPREENDER N?O SOMENTE A DIN?MICA DESSA MODALIDADE BEM COMO ANALISAR O MODO DE OPERA??O E ABRANG?NCIA UMA VEZ QUE CADA VEZ MAIS NOVOS ATORES E NOVAS TECNOLOGIAS SE ADEREM E FAZEM PROPOSI??ES NA FORMA E USOS.
NESSA PERSPECTIVA DE INVESTIGA??O, ESSE TRABALHO TAMB?M TRAZ ? BAILA CONSIDERA??ES ACERCA DO PERFIL DOS ALUNOS E OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM, O USO E APLICA??O DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, AS PROPOSTAS DE BLENDED LEARNING E FLIPPED CLASSROM E A ORGANIZA??O DE EQUIPE MULTIDISCIPLINAR ? DENTRO DO CONTEXTO DE EDUCA??O MEDIATIZADAS POR USO DE TECNOLOGIAS COMPUTACIONAIS ? SEM PERDER DE VISTA QUEST?ES COMO QUALIDADE, EVAS?O E MOTIVA??O DOS ALUNOS.