NAS ÚLTIMAS DUAS DÉCADAS, A CONFIGURAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (ES) NO BRASIL, EM ESPECIAL AS LICENCIATURAS, PASSOU POR MUITAS ALTERAÇÕES NO PERFIL DE INSTITUIÇÕES, MODALIDADES DE ENSINO, ESTUDANTES. ESTE ARTIGO ANALISA COMO ESTE PROCESSO FOI VIVENCIADO PELO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU/FURB, INSTALADO EM 1968, UM DOS PRIMEIROS DO INTERIOR DE SANTA CATARINA. ESTE ARTIGO RESGATA BREVEMENTE A HISTÓRIA DO CURSO NA INSTITUIÇÃO E MOSTRA SEU ESTÁGIO ATUAL, SOB INFLUÊNCIA DAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NACIONAIS. ELABORADO NO ÂMBITO DO PROJETO UNIVERSITAS/BR, EM SEU NÚCLEO NA FURB, FOI DESENVOLVIDO COM APORTE EM ESTUDOS DOCUMENTAIS E DE NATUREZA BIBLIOGRÁFICA, ALÉM DE DADOS ESTATÍSTICOS FORNECIDOS PELO INEP. FORAM AUTORES DE REFERÊNCIA SGUISSARDI (2015), RISTOFF (2016) E BAILER; RIBEIRO (2019). OS RESULTADOS APONTAM QUE HOUVE, NO PAÍS, FORTE EXPANSÃO DE MATRÍCULAS NAS LICENCIATURAS EM LETRAS NA DÉCADA SEGUINTE À LEI DE DIRETRIZES E BASES DE 1996, EM GRANDE PARTE IMPULSIONADA PELA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA. NOS ANOS RECENTES, PORÉM, OBSERVAMOS O MOVIMENTO INVERSO, DE QUEDA - ACOMPANHADO PELA FURB. NO ENTANTO, O HISTÓRICO DO CURSO NA INSTITUIÇÃO DESENVOLVEU ESTRUTURA PARA UMA FORMAÇÃO DE QUALIDADE, FUNDAMENTADA NA PESQUISA E EXTENSÃO, POUCO ENCONTRADA NOS DEMAIS CURSOS.