Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68428
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 920
    "inscrito_id" => 4798
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA"
    "resumo" => "O ENSINO DE CI?NCIAS TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA FORMA??O DE CIDAD?OS, QUE COMPREENDEM O MUNDO QUE O CERCAM, POSSIBILITANDO A TOMADA CONSCIENTE DE A??ES. DE FORMA, QUE SEU ENSINO ? ESSENCIAL E DEVE SUBVERTER PR?TICAS HOMOGENEIZADORAS E EXCLUDENTES NO ESPA?O ESCOLAR. NESTE CEN?RIO, O DOCENTE ASSUME PAPEL FUNDAMENTAL NA BUSCA POR ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA A INCLUS?O ESCOLAR, AO PROPICIAR PR?TICAS PEDAG?GICAS DIVERSIFICADAS E ADEQUADAS, QUE FAVORE?AM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS EDUCANDOS. ASSIM SENDO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA REFLEX?O SOBRE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS ADOTADAS, E AS QUE DEVEM SER PRECONIZADAS PELOS DOCENTES, PARA ESTIMULAR E DESENVOLVER O CONHECIMENTO NO CAMPO DE CI?NCIAS NATURAIS, PROPICIANDO A INCLUS?O DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. DESSA FORMA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAV?S DE EXTENSA REVIS?O DE LITERATURA DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO DESCRITIVO, UTILIZANDO OS DESCRITORES: EDUCA??O INCLUSIVA, ENSINO DE CI?NCIAS, METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCA??O INCLUSIVA E PR?TICAS INCLUSIVAS. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO EVIDENCIA REFLEX?ES E APRESENTA PR?TICAS PEDAG?GICAS ADEQUADAS E CRIATIVAS, QUE CARECEM EM INCORPORA??O NO ENSINO DE CI?NCIAS, A FIM DE FAVORECER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO IRRESTRITO, INCLUINDO E CONSIDERANDO TODOS OS ALUNOS NA REDE REGULAR DE ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4798_29082020161942.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE DOS SANTOS FAIÕES"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE FAIÕES"
    "autor_email" => "vivianefaioes@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA (FAMATH)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68428
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 920
    "inscrito_id" => 4798
    "titulo" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA"
    "resumo" => "O ENSINO DE CI?NCIAS TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA FORMA??O DE CIDAD?OS, QUE COMPREENDEM O MUNDO QUE O CERCAM, POSSIBILITANDO A TOMADA CONSCIENTE DE A??ES. DE FORMA, QUE SEU ENSINO ? ESSENCIAL E DEVE SUBVERTER PR?TICAS HOMOGENEIZADORAS E EXCLUDENTES NO ESPA?O ESCOLAR. NESTE CEN?RIO, O DOCENTE ASSUME PAPEL FUNDAMENTAL NA BUSCA POR ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA A INCLUS?O ESCOLAR, AO PROPICIAR PR?TICAS PEDAG?GICAS DIVERSIFICADAS E ADEQUADAS, QUE FAVORE?AM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS EDUCANDOS. ASSIM SENDO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA REFLEX?O SOBRE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS ADOTADAS, E AS QUE DEVEM SER PRECONIZADAS PELOS DOCENTES, PARA ESTIMULAR E DESENVOLVER O CONHECIMENTO NO CAMPO DE CI?NCIAS NATURAIS, PROPICIANDO A INCLUS?O DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. DESSA FORMA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAV?S DE EXTENSA REVIS?O DE LITERATURA DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO DESCRITIVO, UTILIZANDO OS DESCRITORES: EDUCA??O INCLUSIVA, ENSINO DE CI?NCIAS, METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCA??O INCLUSIVA E PR?TICAS INCLUSIVAS. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO EVIDENCIA REFLEX?ES E APRESENTA PR?TICAS PEDAG?GICAS ADEQUADAS E CRIATIVAS, QUE CARECEM EM INCORPORA??O NO ENSINO DE CI?NCIAS, A FIM DE FAVORECER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO IRRESTRITO, INCLUINDO E CONSIDERANDO TODOS OS ALUNOS NA REDE REGULAR DE ENSINO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA16_ID4798_29082020161942.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:21:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VIVIANE DOS SANTOS FAIÕES"
    "autor_nome_curto" => "VIVIANE FAIÕES"
    "autor_email" => "vivianefaioes@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS MARIA THEREZA (FAMATH)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

O ENSINO DE CI?NCIAS TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA FORMA??O DE CIDAD?OS, QUE COMPREENDEM O MUNDO QUE O CERCAM, POSSIBILITANDO A TOMADA CONSCIENTE DE A??ES. DE FORMA, QUE SEU ENSINO ? ESSENCIAL E DEVE SUBVERTER PR?TICAS HOMOGENEIZADORAS E EXCLUDENTES NO ESPA?O ESCOLAR. NESTE CEN?RIO, O DOCENTE ASSUME PAPEL FUNDAMENTAL NA BUSCA POR ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA A INCLUS?O ESCOLAR, AO PROPICIAR PR?TICAS PEDAG?GICAS DIVERSIFICADAS E ADEQUADAS, QUE FAVORE?AM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS EDUCANDOS. ASSIM SENDO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA REFLEX?O SOBRE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS ADOTADAS, E AS QUE DEVEM SER PRECONIZADAS PELOS DOCENTES, PARA ESTIMULAR E DESENVOLVER O CONHECIMENTO NO CAMPO DE CI?NCIAS NATURAIS, PROPICIANDO A INCLUS?O DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. DESSA FORMA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAV?S DE EXTENSA REVIS?O DE LITERATURA DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO DESCRITIVO, UTILIZANDO OS DESCRITORES: EDUCA??O INCLUSIVA, ENSINO DE CI?NCIAS, METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCA??O INCLUSIVA E PR?TICAS INCLUSIVAS. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO EVIDENCIA REFLEX?ES E APRESENTA PR?TICAS PEDAG?GICAS ADEQUADAS E CRIATIVAS, QUE CARECEM EM INCORPORA??O NO ENSINO DE CI?NCIAS, A FIM DE FAVORECER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO IRRESTRITO, INCLUINDO E CONSIDERANDO TODOS OS ALUNOS NA REDE REGULAR DE ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.