O ENSINO DE CI?NCIAS TEM UM PAPEL IMPORTANTE NA FORMA??O DE CIDAD?OS, QUE COMPREENDEM O MUNDO QUE O CERCAM, POSSIBILITANDO A TOMADA CONSCIENTE DE A??ES. DE FORMA, QUE SEU ENSINO ? ESSENCIAL E DEVE SUBVERTER PR?TICAS HOMOGENEIZADORAS E EXCLUDENTES NO ESPA?O ESCOLAR. NESTE CEN?RIO, O DOCENTE ASSUME PAPEL FUNDAMENTAL NA BUSCA POR ALTERNATIVAS QUE CONTRIBUAM PARA A INCLUS?O ESCOLAR, AO PROPICIAR PR?TICAS PEDAG?GICAS DIVERSIFICADAS E ADEQUADAS, QUE FAVORE?AM O PLENO DESENVOLVIMENTO DE TODOS OS EDUCANDOS. ASSIM SENDO, O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO OPORTUNIZAR UMA REFLEX?O SOBRE AS PR?TICAS PEDAG?GICAS ADOTADAS, E AS QUE DEVEM SER PRECONIZADAS PELOS DOCENTES, PARA ESTIMULAR E DESENVOLVER O CONHECIMENTO NO CAMPO DE CI?NCIAS NATURAIS, PROPICIANDO A INCLUS?O DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL. DESSA FORMA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, ATRAV?S DE EXTENSA REVIS?O DE LITERATURA DE CAR?TER BIBLIOGR?FICO DESCRITIVO, UTILIZANDO OS DESCRITORES: EDUCA??O INCLUSIVA, ENSINO DE CI?NCIAS, METODOLOGIAS DE ENSINO NA EDUCA??O INCLUSIVA E PR?TICAS INCLUSIVAS. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO EVIDENCIA REFLEX?ES E APRESENTA PR?TICAS PEDAG?GICAS ADEQUADAS E CRIATIVAS, QUE CARECEM EM INCORPORA??O NO ENSINO DE CI?NCIAS, A FIM DE FAVORECER A APRENDIZAGEM E O DESENVOLVIMENTO IRRESTRITO, INCLUINDO E CONSIDERANDO TODOS OS ALUNOS NA REDE REGULAR DE ENSINO.