ESTE ARTIGO APRESENTA AS PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES/PROFESSORES FRENTE A PANDEMIA DO COVID -19. DIANTE DA NECESSIDADE DE REFLEXÃO E REPLANEJAMENTO ORIENTADOS PELA NOVA CONJUNTURA, SENSAÇÕES E SENTIMENTOS COMO O MEDO DO DESCONHECIDO E DA PRÓPRIA MORTE, PERMEARAM TODO O MUNDO. AS REFLEXÕES DO TEXTO BASEIAM-SE EM TEÓRICOS COMO: FREIRE(2002), ORNEL(2004), KIRCHNER (2020). NA METODOLOGIA OPTAMOS POR ANALISAR A FALA DE PROFESSORES(AS) DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, EX-ESTUDANTES DO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), SOBRE SUAS VIVÊNCIAS NESSA PANDEMIA COMO DOCENTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NA DESCRIÇÃO DO QUE ESTÁ SENDO FEITO PARA MANTER O ELO E A MOTIVAÇÃO COM OS ESTUDANTES. BUSCAMOS RESPOSTAS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO, PARA QUE PUDÉSSEMOS ANALISAR A FALA DOS REFERIDOS PROFESSORES. COMO RESULTADO, VERIFICAMOS QUE TODOS (AS) SE ESFORÇAM NO SENTIDO DE ADQUIRIR NOVAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS UTILIZADAS ATRAVÉS DAS TICS, ALÉM DO INVESTIMENTO PESSOAL E COLETIVO PARA O DOMÍNIO DAS FERRAMENTAS DE PLATAFORMAS EDUCATIVAS. DESTA FORMA, O CONTATO DIRETO COM SEUS ALUNOS ESTÁ SENDO MANTIDO DURANTE A PANDEMIA.