O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO AVERIGUAR O LIVRO DID?TICO SOBRE PAR?METROS CIENT?FICOS, UTILIZANDO DIFERENTES MECANISMOS DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA SOCIOL?GICA. DESSA FORMA, S?O ESTABELECIDOS CRIT?RIOS QUE CONDUZEM A REALIZA??O DA PESQUISA SOBRE BASES ANAL?TICAS EDIFICADAS COM TEOR CIENT?FICO, AVALIA-SE EM PRIMEIRO PLANO A CONCOMIT?NCIA DO MANUAL DID?TICO COM AS OCN‟S (ORIENTA??ES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO M?DIO). AL?M DISSO, FOI REALIZADO UMA DISCUSS?O EM TORNO DO TRATAMENTO DA DISCIPLINA SOCIOL?GICA NA FINL?NDIA ATRAV?S DA ENTREVISTA CONCEBIDA PELO PROFESSOR IVANDRO BATISTA QUEIROZ. CONFORME MEUCCI (2007) O PER?ODO DE INTERMIT?NCIA DA DISCIPLINA SOCIOL?GICA PROMOVEU DIFICULDADES METODOL?GICAS, PRINCIPALMENTE QUANTO AO USO DE RECURSOS DID?TICOS. A METODOLOGIA APLICADA FOI DE ORDENAMENTO QUALITATIVO, TENDO COMO PRINCIPAIS T?CNICAS O USO DE ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS E ESTUDO DE CASO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE OS DISCENTES PERCEBEM O LIVRO DID?TICO COMO IMPORTANTE MECANISMO DO PROCESSO APRENDIZAGEM, POR?M QUE A LINGUAGEM AINDA N?O EST? ADEQUADA COM O ENSINO M?DIO BRASILEIRO, PROVENDO ENTRAVES NA COMPREENS?O. CONV?M ENALTECER QUE O PROFESSOR IVANDRO QUEIROZ RELATOU AS DIFEREN?AS ENTRE A VALORIZA??O DA DISCIPLINA SOCIOL?GICA NA FINL?NDIA E NO BRASIL E COMO ISSO REFLETE NA PROFISSIONALIZA??O DOS CIENTISTAS SOCIAIS E NA SUA PR?TICA DOCENTE EM SALA DE AULA, FINCANDO UM DEBATE EM TORNO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS E COMO ? CONCEBIDA A NO??O DE ?REAS DE CONHECIMENTO E A IMPORT?NCIA OFERTADA A CADA UMA DELAS.