O PRESENTE TRABALHO VISA DISCUTIR O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO (CP) NA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA, PERPASSANDO A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO COLETIVA, DA RACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO EM EQUIPE E DA OPERACIONALIZAÇÃO ARTICULADA ENTRE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E AS DEMANDAS LOCAIS. DOS OBJETIVOS PROPOSTOS, BUSCOU-SE: A) COMPREENDER O PROCESSO HISTÓRICO SOBREPOSTO AO PROFISSIONAL COORDENADOR PEDAGÓGICO E AS ESPECIFICIDADES DA FUNÇÃO; E B) REFLETIR A ATUAÇÃO DO CP COMO MEDIADOR DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS PROCESSOS EDUCACIONAIS. ESSE ESTUDO É FRUTO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, CONTEMPLANDO, ENTRE OS PRINCIPAIS TEÓRICOS, AS DISCUSSÕES DE HORA (2012), OLIVEIRA ET AL (2011), LIMA (2007), RAMOS (2013) E SOUZA (2013), ALÉM DE DOCUMENTOS DE BASE LEGAL, COMO A CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E OUTROS. POR MEIO DESTE, BUSCA-SE RESPONDER INDAGAÇÕES SOBRE OS RUMOS QUE O PROFISSIONAL CP VEM OCUPANDO AO LONGO DOS ANOS, NA TENTATIVA DE DIRECIONAR SUA ATUAÇÃO EM PROL DA APROXIMAÇÃO DE PRÁTICAS DEMOCRÁTICO-PARTICIPATIVAS NA ESCOLA PÚBLICA. EM LINHAS GERAIS, ENXERGA-SE O COORDENADOR PEDAGÓGICO EM POSIÇÃO CENTRAL NAS RELAÇÕES CONCEBIDAS NA ESCOLA, POR MEIO DE SUA LIGAÇÃO DIRETA COM A GESTÃO E OS DEMAIS ATORES EDUCACIONAIS, INDUZINDO ASSIM SUA IMPORTÂNCIA E CONTRIBUIÇÃO NA IMPLEMENTAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA