A GESTÃO ESCOLAR POR METAS VISA ATENDER AS NECESSIDADES DE TODA COMUNIDADE ESCOLAR, POIS FOCA NO PLANEJAMENTO, DIREÇÃO, ORGANIZAÇÃO E CONTROLE DOS PROCESSOS E MÉTODOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. A PRESENTE PESQUISA ESTÁ PAUTADA NA IMPORTÂNCIA QUE A GESTÃO ESCOLAR TEM NO ALCANCE DOS RESULTADOS EDUCACIONAIS. PORTANTO, SEU OBJETIVO É INVESTIGAR O IMPACTO ACADÊMICO DAS PRÁTICAS DE GESTÃO POR METAS E RESULTADOS DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE GUAMARÉ/RN. QUANTO AO PERCURSO METODOLÓGICO FOI FORMULADA A QUESTÃO DA PESQUISA A SER RESPONDIDA, COM O AUXÍLIO DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, ADOTANDO O ESTUDO DE CASO COMO PROCEDIMENTO TÉCNICO, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA. O INSTRUMENTO DE PESQUISA ADOTADO FOI QUESTIONÁRIO DIRECIONADO A DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA MADALENA DA SILVA. DENTRE OS ASPECTOS CONSTATADO NA INVESTIGAÇÃO REVELA A AUSÊNCIA DE BANCO DE INFORMAÇÃO INTERNA NA ESCOLA DE DADOS QUALITATIVO E QUANTITATIVO DE SEUS INDICADORES. POR FIM, SUGERE-SE QUE A GESTÃO DA ESCOLA ESTABELEÇA METAS ESPECÍFICAS PARA MELHORAR OS RESULTADOS DAS AVALIAÇÕES DO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB), COM ISSO, PRECISA PREPARAR OS DOCENTES E ACOMPANHAR AS TURMAS QUE SERÃO AVALIADAS.