ESTE ESTUDO INVESTIGA A CONCEPÇÃO DE LUCRO DE ESTUDANTES DO 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DESTACA-SE ESSE CONCEITO PORQUE ACORDO COM A LITERATURA DA ÁREA TRATA-SE DE UM CONCEITO CHAVE PARA A COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS, EXIGINDO DOS INDIVÍDUOS À COMPREENSÃO DE VÁRIOS OUTROS FATORES DAS ESFERAS ECONÔMICAS E SOCIAIS, COMO POR EXEMPLO OS PAPEIS SOCIAIS DE VENDEDOR E COMPRADOR. PARTICIPARAM DO ESTUDO 62 ESTUDANTES, DE AMBOS OS SEXOS, MATRICULADOS NOS 3º, 4º E 5º ANOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DO RECIFE (PE). TODOS OS ESTUDANTES RESPONDERAM INDIVIDUALMENTE UMA ENTREVISTA CLÍNICA SOBRE O CONCEITO DE LUCRO. DESENVOLVEU-SE UMA CLASSIFICAÇÃO ESPECÍFICA PARA AVALIAR AS RESPOSTAS FORNECIDAS, BASEADA NA PROPOSTA DE DELVAL (2002) SOBRE A PSICOGÊNESE DO CONCEITO DE LUCRO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTAM QUE HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DE RESPOSTAS NOS TRÊS ANOS ESCOLARES QUE EVOCAM A NOÇÃO DE LUCRO ATRAVÉS DA RELAÇÃO DO DINHEIRO COM OUTRO CONCEITO ECONÔMICO VARIANTE RELACIONADO A CONSUMO, GANHO OU ACÚMULO. EVIDENCIOU-SE, AINDA QUE APENAS OS ESTUDANTES DO 3º ANO NÃO EMITIRAM RESPOSTAS QUE REMETIAM AO LUCRO A PARTIR DE OPERAÇÕES COMERCIAIS. OS ACHADOS APONTAM O PROCESSO EVOLUTIVO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE LUCRO E IDENTIFICAM OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DE CADA FASE DESSE PROCESSO, CORROBORANDO COM OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS ANTERIORMENTE, ALÉM DE APRESENTAR UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA PESQUISAS SOBRE ESSA TEMÁTICA.