FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE LUCRO DE ESTUDANTES DO 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68629 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1030 "inscrito_id" => 5879 "titulo" => "FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE LUCRO DE ESTUDANTES DO 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ESTE ESTUDO INVESTIGA A CONCEPÇÃO DE LUCRO DE ESTUDANTES DO 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DESTACA-SE ESSE CONCEITO PORQUE ACORDO COM A LITERATURA DA ÁREA TRATA-SE DE UM CONCEITO CHAVE PARA A COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS, EXIGINDO DOS INDIVÍDUOS À COMPREENSÃO DE VÁRIOS OUTROS FATORES DAS ESFERAS ECONÔMICAS E SOCIAIS, COMO POR EXEMPLO OS PAPEIS SOCIAIS DE VENDEDOR E COMPRADOR. PARTICIPARAM DO ESTUDO 62 ESTUDANTES, DE AMBOS OS SEXOS, MATRICULADOS NOS 3º, 4º E 5º ANOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DO RECIFE (PE). TODOS OS ESTUDANTES RESPONDERAM INDIVIDUALMENTE UMA ENTREVISTA CLÍNICA SOBRE O CONCEITO DE LUCRO. DESENVOLVEU-SE UMA CLASSIFICAÇÃO ESPECÍFICA PARA AVALIAR AS RESPOSTAS FORNECIDAS, BASEADA NA PROPOSTA DE DELVAL (2002) SOBRE A PSICOGÊNESE DO CONCEITO DE LUCRO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTAM QUE HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DE RESPOSTAS NOS TRÊS ANOS ESCOLARES QUE EVOCAM A NOÇÃO DE LUCRO ATRAVÉS DA RELAÇÃO DO DINHEIRO COM OUTRO CONCEITO ECONÔMICO VARIANTE RELACIONADO A CONSUMO, GANHO OU ACÚMULO. EVIDENCIOU-SE, AINDA QUE APENAS OS ESTUDANTES DO 3º ANO NÃO EMITIRAM RESPOSTAS QUE REMETIAM AO LUCRO A PARTIR DE OPERAÇÕES COMERCIAIS. OS ACHADOS APONTAM O PROCESSO EVOLUTIVO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE LUCRO E IDENTIFICAM OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DE CADA FASE DESSE PROCESSO, CORROBORANDO COM OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS ANTERIORMENTE, ALÉM DE APRESENTAR UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA PESQUISAS SOBRE ESSA TEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, LUCRO, PSICOLOGIA COGNITIVA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID5879_31082020070554.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARYELLE PATRICIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ARYELLE PATRICIA" "autor_email" => "patriciaaryelle@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68629 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 1030 "inscrito_id" => 5879 "titulo" => "FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANÁLISE DA COMPREENSÃO DE LUCRO DE ESTUDANTES DO 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "ESTE ESTUDO INVESTIGA A CONCEPÇÃO DE LUCRO DE ESTUDANTES DO 3º, 4º E 5º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. DESTACA-SE ESSE CONCEITO PORQUE ACORDO COM A LITERATURA DA ÁREA TRATA-SE DE UM CONCEITO CHAVE PARA A COMPREENSÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS, EXIGINDO DOS INDIVÍDUOS À COMPREENSÃO DE VÁRIOS OUTROS FATORES DAS ESFERAS ECONÔMICAS E SOCIAIS, COMO POR EXEMPLO OS PAPEIS SOCIAIS DE VENDEDOR E COMPRADOR. PARTICIPARAM DO ESTUDO 62 ESTUDANTES, DE AMBOS OS SEXOS, MATRICULADOS NOS 3º, 4º E 5º ANOS DE UMA ESCOLA PARTICULAR DA CIDADE DO RECIFE (PE). TODOS OS ESTUDANTES RESPONDERAM INDIVIDUALMENTE UMA ENTREVISTA CLÍNICA SOBRE O CONCEITO DE LUCRO. DESENVOLVEU-SE UMA CLASSIFICAÇÃO ESPECÍFICA PARA AVALIAR AS RESPOSTAS FORNECIDAS, BASEADA NA PROPOSTA DE DELVAL (2002) SOBRE A PSICOGÊNESE DO CONCEITO DE LUCRO. OS RESULTADOS ENCONTRADOS APONTAM QUE HÁ UMA PREDOMINÂNCIA DE RESPOSTAS NOS TRÊS ANOS ESCOLARES QUE EVOCAM A NOÇÃO DE LUCRO ATRAVÉS DA RELAÇÃO DO DINHEIRO COM OUTRO CONCEITO ECONÔMICO VARIANTE RELACIONADO A CONSUMO, GANHO OU ACÚMULO. EVIDENCIOU-SE, AINDA QUE APENAS OS ESTUDANTES DO 3º ANO NÃO EMITIRAM RESPOSTAS QUE REMETIAM AO LUCRO A PARTIR DE OPERAÇÕES COMERCIAIS. OS ACHADOS APONTAM O PROCESSO EVOLUTIVO DE FORMAÇÃO DO CONCEITO DE LUCRO E IDENTIFICAM OS ELEMENTOS CONSTITUINTES DE CADA FASE DESSE PROCESSO, CORROBORANDO COM OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS ANTERIORMENTE, ALÉM DE APRESENTAR UMA NOVA FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA PESQUISAS SOBRE ESSA TEMÁTICA." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA, FORMAÇÃO DE CONCEITOS, LUCRO, PSICOLOGIA COGNITIVA, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA13_ID5879_31082020070554.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:21:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARYELLE PATRICIA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ARYELLE PATRICIA" "autor_email" => "patriciaaryelle@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }