NO DECORRER DAS D?CADAS, MUITAS DISCUSS?ES T?M GANHADO ESPA?O NO CONTEXTO BRASILEIRO, ACERCA DA VALORIZA??O DOS BEB?S ENQUANTO SUJEITOS HIST?RICOS, DE DIREITOS SOCIAIS, PRODUTORES DE CULTURA, BEM COMO A SUA INSER??O EM SITUA??ES DE EXPLORA??O, EXPERIMENTA??O E M?LTIPLAS LINGUAGENS, COMO A MUSICALIZA??O, ARTES PL?STICAS, TEATRO, ENTRE OUTRAS, A FIM DE POSSIBILITAR AOS BEB?S RICAS VIV?NCIAS E APROPRIA??O DA CULTURA DOS GRUPOS SOCIAIS QUE OS RODEIAM. NESSA LINHA DE PENSAMENTO, BUSCAREMOS NESTE TRABALHO, DISCUTIR A IMPORT?NCIA DAS PR?TICAS DE MUSICALIZA??O EM BER??RIOS, ENFATIZANDO A MUSICALIZA??O ENQUANTO INSTRUMENTO DE ARTE E OS BEB?S ENQUANTO SUJEITOS DA A??O PEDAG?GICA. O PRESENTE TRABALHO FOI CONSTRU?DO NAS DISCIPLINAS DE PESQUISA E TCC DO CURSO DE ESPECIALIZA??O EM EDUCA??O INFANTIL, NO PER?ODO LETIVO DE 2020.1. NESSE SENTIDO, NOS REPORTAREMOS A DOCUMENTOS OFICIAIS QUE REGEM A EDUCA??O P?BLICA NO BRASIL, COMO BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2017) E AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCA??O INFANTIL (2010) E LAN?AREMOS M?O DE ESTUDOS DE AUTORES QUE ESTUDAM OS BEB?S E A MUSICALIZA??O. POR MEIO DESSE TRABALHO, AL?M DE TRA?AR UMA DISCUSS?O TE?RICA ACERCA DO TEMA, BUSCAREMOS AMPLIAR OS ESTUDOS NA ?REA E PENSAR EM NOVAS FORMAS DE VALORIZA??O E DA INSER??O DA MUSICALIZA??O NOS BER??RIOS.