RESUMO
OS MAPAS CONCEITUAIS ESTÃO FUNDAMENTADOS NA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DE DAVID AUSUBEL, QUE PRIMEIRO APRESENTOU COMO “APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA”, E LOGO DEPOIS DESCREVEU OS USUÁRIOS COMO PESSOAS QUE APRENDEM NOVAS INFORMAÇÕES, INCORPORANDO OS NOVOS CONHECIMENTOS AOS QUE JÁ POSSUEM. A BUSCA POR UMA FERRAMENTA QUE PUDESSE FACILITAR OS ESTUDOS DOS ALUNOS DESTA ESCOLA TÉCNICA ANALISADA, FOI A PROPOSTA DESAFIADORA EM CONJUNTO ENTRE O AUTOR E OS ALUNOS DO CURSO DE REDES DE COMPUTADORES. O GRUPO TEVE COMO DESAFIO CRIAR UM MÉTODO MAIS DINÂMICO QUE PUDESSE FACILITAR OS ESTUDOS E QUE SE MANTIVESSE À DISPOSIÇÃO AOS DEMAIS ALUNOS. UTILIZOU-SE A FERRAMENTA QR CODE MONKEY, O QUAL TODO O PROCESSO FOI TESTADO E AVALIADO PELO GRUPO DE ESTUDANTES, E QUE VERIFICARAM AS VARIÁVEIS QUE AFIRMARAM A EFICIÊNCIA DESTE RECURSO. POSTERIORMENTE, COM SUCESSO, A TÉCNICA PASSOU A SER USADA POR DIVERSOS PROFESSORES E ALUNOS DESTA ESCOLA. COMO A MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E O FOCO DAS IDEIAS PRINCIPAIS ERAM O MAIOR PROBLEMA, O USO DESTA FERRAMENTA TEVE UM PAPEL SIGNIFICATIVO PARA OS ALUNOS ANTE A SEMANA DE PROVAS, E MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE A EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES. AVALIAMOS QUE ESSE MÉTODO PODERÁ SER AJUSTADO DE ACORDO COM AS DEMANDAS DOS CONTEÚDOS CURRICULARES, APOIANDO O MAPA CONCEITUAL COM MEIOS DO USO DE METODOLOGIA ATIVA.