O MAPA CONCEITUAL: UMA RELEITURA POR MEIO DA TECNOLOGIA QR CODE. ESTUDO DE CASO VIVENCIADO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MÁXIMIANO ACIOLLY CAMPOS- JABOATÃO DOS GUARARAPES. PE.
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 69071 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 985 "inscrito_id" => 832 "titulo" => "O MAPA CONCEITUAL: UMA RELEITURA POR MEIO DA TECNOLOGIA QR CODE. ESTUDO DE CASO VIVENCIADO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MÁXIMIANO ACIOLLY CAMPOS- JABOATÃO DOS GUARARAPES. PE." "resumo" => """ RESUMO\r\n OS MAPAS CONCEITUAIS ESTÃO FUNDAMENTADOS NA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DE DAVID AUSUBEL, QUE PRIMEIRO APRESENTOU COMO “APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA”, E LOGO DEPOIS DESCREVEU OS USUÁRIOS COMO PESSOAS QUE APRENDEM NOVAS INFORMAÇÕES, INCORPORANDO OS NOVOS CONHECIMENTOS AOS QUE JÁ POSSUEM. A BUSCA POR UMA FERRAMENTA QUE PUDESSE FACILITAR OS ESTUDOS DOS ALUNOS DESTA ESCOLA TÉCNICA ANALISADA, FOI A PROPOSTA DESAFIADORA EM CONJUNTO ENTRE O AUTOR E OS ALUNOS DO CURSO DE REDES DE COMPUTADORES. O GRUPO TEVE COMO DESAFIO CRIAR UM MÉTODO MAIS DINÂMICO QUE PUDESSE FACILITAR OS ESTUDOS E QUE SE MANTIVESSE À DISPOSIÇÃO AOS DEMAIS ALUNOS. UTILIZOU-SE A FERRAMENTA QR CODE MONKEY, O QUAL TODO O PROCESSO FOI TESTADO E AVALIADO PELO GRUPO DE ESTUDANTES, E QUE VERIFICARAM AS VARIÁVEIS QUE AFIRMARAM A EFICIÊNCIA DESTE RECURSO. POSTERIORMENTE, COM SUCESSO, A TÉCNICA PASSOU A SER USADA POR DIVERSOS PROFESSORES E ALUNOS DESTA ESCOLA. COMO A MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E O FOCO DAS IDEIAS PRINCIPAIS ERAM O MAIOR PROBLEMA, O USO DESTA FERRAMENTA TEVE UM PAPEL SIGNIFICATIVO PARA OS ALUNOS ANTE A SEMANA DE PROVAS, E MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE A EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES. AVALIAMOS QUE ESSE MÉTODO PODERÁ SER AJUSTADO DE ACORDO COM AS DEMANDAS DOS CONTEÚDOS CURRICULARES, APOIANDO O MAPA CONCEITUAL COM MEIOS DO USO DE METODOLOGIA ATIVA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MAPA CONCEITUAL, QR CODE, METODOLOGIA ATIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID832_30082020180416.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO DO NASCIMENTO CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO CAVALCANTE" "autor_email" => "profsergiocavalcant@gmail" "autor_ies" => "FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 69071 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 985 "inscrito_id" => 832 "titulo" => "O MAPA CONCEITUAL: UMA RELEITURA POR MEIO DA TECNOLOGIA QR CODE. ESTUDO DE CASO VIVENCIADO NA ESCOLA TÉCNICA ESTADUAL MÁXIMIANO ACIOLLY CAMPOS- JABOATÃO DOS GUARARAPES. PE." "resumo" => """ RESUMO\r\n OS MAPAS CONCEITUAIS ESTÃO FUNDAMENTADOS NA TEORIA DA ASSIMILAÇÃO DE DAVID AUSUBEL, QUE PRIMEIRO APRESENTOU COMO “APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA”, E LOGO DEPOIS DESCREVEU OS USUÁRIOS COMO PESSOAS QUE APRENDEM NOVAS INFORMAÇÕES, INCORPORANDO OS NOVOS CONHECIMENTOS AOS QUE JÁ POSSUEM. A BUSCA POR UMA FERRAMENTA QUE PUDESSE FACILITAR OS ESTUDOS DOS ALUNOS DESTA ESCOLA TÉCNICA ANALISADA, FOI A PROPOSTA DESAFIADORA EM CONJUNTO ENTRE O AUTOR E OS ALUNOS DO CURSO DE REDES DE COMPUTADORES. O GRUPO TEVE COMO DESAFIO CRIAR UM MÉTODO MAIS DINÂMICO QUE PUDESSE FACILITAR OS ESTUDOS E QUE SE MANTIVESSE À DISPOSIÇÃO AOS DEMAIS ALUNOS. UTILIZOU-SE A FERRAMENTA QR CODE MONKEY, O QUAL TODO O PROCESSO FOI TESTADO E AVALIADO PELO GRUPO DE ESTUDANTES, E QUE VERIFICARAM AS VARIÁVEIS QUE AFIRMARAM A EFICIÊNCIA DESTE RECURSO. POSTERIORMENTE, COM SUCESSO, A TÉCNICA PASSOU A SER USADA POR DIVERSOS PROFESSORES E ALUNOS DESTA ESCOLA. COMO A MEMORIZAÇÃO DE CONTEÚDOS E O FOCO DAS IDEIAS PRINCIPAIS ERAM O MAIOR PROBLEMA, O USO DESTA FERRAMENTA TEVE UM PAPEL SIGNIFICATIVO PARA OS ALUNOS ANTE A SEMANA DE PROVAS, E MELHOROU SIGNIFICATIVAMENTE A EXPERIÊNCIA DOS DISCENTES. AVALIAMOS QUE ESSE MÉTODO PODERÁ SER AJUSTADO DE ACORDO COM AS DEMANDAS DOS CONTEÚDOS CURRICULARES, APOIANDO O MAPA CONCEITUAL COM MEIOS DO USO DE METODOLOGIA ATIVA. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => "MAPA CONCEITUAL, QR CODE, METODOLOGIA ATIVA, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID832_30082020180416.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:17" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÉRGIO DO NASCIMENTO CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "SÉRGIO CAVALCANTE" "autor_email" => "profsergiocavalcant@gmail" "autor_ies" => "FACULTAD INTERAMERICANA DE CIENCIAS SOCIALES" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }