CONSTITUI OBJETIVO NOSSO, NESTE TRABALHO, APRESENTAR UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS ATIVADORES DE PRESSUPOSIÇÃO NO GÊNERO CHARGE E A IMPORTÂNCIA DA IDENTIFICAÇÃO DE TAIS ELEMENTOS PARA A CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS DURANTE O PROCESSO DE LEITURA. PARA TAL EMPREENDIMENTO, ESTAREMOS ANCORADOS NA TEORIA DA PRESSUPOSIÇÃO DE ANSCOMBRE E DUCROT (1994). O NOSSO INTERESSE POR ESSE ASSUNTO SURGIU A PARTIR DA LEITURA DE ALGUNS TEÓRICOS SOBRE A QUESTÃO DA LEITURA NA SALA DE AULA E A OBSERVAÇÃO DO QUÃO IMPORTANTE É PARA O PROCESSO DE LEITURA, E CONSTRUÇÃO DOS SENTIDOS, A IDENTIFICAÇÃO DE INFORMAÇÕES IMPLÍCITAS E EXPLÍCITAS NO TEXTO, OU SEJA, DE PRESSUPOSTOS E SUBENTENDIDOS. OS ELEMENTOS ATIVADORES DE PRESSUPOSIÇÃO REVELARAM-SE, NAS CHARGES ANALISADAS, COMO ESTRUTURAS UTILIZADAS COM UM VIÉS ARGUMENTATIVO. OS TEXTOS AQUI ANALISADOS, NO TOTAL DE QUATRO, FORAM COLETADOS EM SITES DIVERSOS, CONFORME AS INFORMAÇÕES CONSTANTES ABAIXO DE CADA TEXTO DISCUTIDO.