A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES ESTRUTURA-SE POR MEIO DE DISCIPLINAS E ATIVIDADES CURRICULARES A FIM DE FUNDAMENTAR A ATUAÇÃO DOCENTE NO ÂMBITO DO ENSINO ESCOLAR. NESTE QUADRO, DISCUTE-SE SOBRE A CENTRALIDADE DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA, CONSIDERANDO A MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM COMO SENDO O ELO ENTRE O ACESSO À INFORMAÇÃO E À CONSTRUÇÃO CRÍTICA DO CONHECIMENTO ESCOLAR. COM BASE NO ESTUDO DA LITERATURA SOBRE OS CAMPOS DA DIDÁTICA E DO CURRÍCULO, OBJETIVA-SE DISCUTIR, PANORAMICAMENTE, COMO SE DÁ O ENSINO DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E PROBLEMATIZAR ACERCA DO PERFIL DE PROFESSORES FORMADOS A PARTIR DOS CURRÍCULOS IDEALIZADOS. RESSALTA-SE A IMPRESCINDIBILIDADE, NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DOCENTE, DE HABILIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS QUE AJUDEM NA MEDIAÇÃO FLEXÍVEL DO ENSINO-APRENDIZAGEM MEDIANTE OS INSTRUMENTOS PEDAGÓGICOS.