ESTA PRODUÇÃO TRATA-SE DE UM RECORTE DA PESQUISA “ESTADO DO CONHECIMENTO DAS PESQUISAS ÀS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM BEBÊS”, EM ANDAMENTO, QUE TEM POR OBJETIVO ANALISAR O PANORAMA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O BERÇÁRIO PRESENTE NAS PESQUISAS ACADÊMICAS ENTRE 2010 E 2020, EM LÍNGUA PORTUGUESA E INGLESA, EM DIVERSOS PORTAIS. PARA ESTE TRABALHO ANALISAREMOS APENAS OS RESULTADOS OBTIDOS COM O ENDIPE. ACREDITANDO NO BEBÊ, APOIADOS POR AUTORES COMO FALK (2011), MONTESSORI (APUD ARAÚJO; ARAÚJO, 2007), PLAISANCE (2004) E MALAGUZZI (APUD FARIAS, 2007), ENQUANTO SUJEITO ATIVO DE DIREITOS, CAPACIDADES E DEMANDAS DIDÁTICAS ESPECIFICAS E ENTENDENDO, DE ACORDO COM OS DOCUMENTOS BRASILEIROS LEGAIS, QUE SUA EDUCAÇÃO NAS CRECHES DO PAÍS NÃO PODE OCORRER AO ESPONTANEÍSMO, CONSTITUÍMOS NOSSO OBJETO DE ESTUDO A FIM DE ANALISAR COMO AS PRODUÇÕES NA ÁREA MOSTRAM ESSA REALIDADE E DE FORTALECER O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO SOBRE A INFÂNCIA E SUA EDUCAÇÃO. CONCLUÍMOS, PRINCIPALMENTE, QUE O EVENTO TEM POUCAS PUBLICAÇÕES SOBRE A TEMÁTICA, QUE ALGUMAS PRODUÇÕES NÃO DISCRIMINAM A EDUCAÇÃO DO BEBÊ DENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E QUE AS PUBLICAÇÕES DO EVENTO NÃO SÃO FACILMENTE ACESSÍVEIS.