Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTILETRAMENTOS: O USO DO HIPERTEXTO NO ENSINO DE LÍNGUAS PORTUGUESA

Palavra-chaves: MULTILETRAMENTOS, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, HIPERTEXTO, Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68906
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 817
    "inscrito_id" => 1563
    "titulo" => "MULTILETRAMENTOS: O USO DO HIPERTEXTO NO ENSINO DE LÍNGUAS PORTUGUESA"
    "resumo" => "A ASCENSÃO DA INTERNET NO FINAL DO SÉCULO XX PROVOCOU MUDANÇAS EM TODOS OS SETORES SOCIAIS QUE TIVERAM QUE ADAPTAR-SE E INTEGRAR OS NOVOS RECURSOS EM SEU COTIDIANO. A ESCOLA NÃO PODE FICAR ALHEIA A ESTAS TRANSFORMAÇÕES, CASO CONTRÁRIO, ELA RESULTA EM UM FIM EM SI MESMA, DESSA FORMA, É IMPRESCINDÍVEL QUE NOVAS METODOLOGIAS SEJAM IMPLEMENTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR, VISTO QUE SE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS OBJETIVAM TRAZER MAIS PRATICIDADE PARA O NOSSO DIA A DIA É CLARAMENTE POSSÍVEL INTEGRÁ-LOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. A MULTICULTURALIDADE E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE NOS COMUNICARMOS SÃO CARACTERÍSTICAS DA ATUAL SOCIAL GLOBALIZADA QUE EXIGE DOS SUJEITOS CAPACIDADES DIVERSAS DE LETRAMENTO, ISTO É, MULTILETRAMENTOS, A COMPETÊNCIA DE NÃO APENAS COMPREENDER, MAS TAMBÉM DE INTERPRETAR DIVERSAS LEITURAS. MEDIANTE ISSO, ESTA PESQUISA OBJETIVA RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS EXPLORANDO O USO DO HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A PRESENTE PESQUISA É EMINENTEMENTE BIBLIOGRÁFICA CUJA INVESTIGAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DA SISTEMATIZAÇÃO E CONFRONTO ENTRE AS LEITURAS QUE TEVE COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE ROJO (2012), SOARES (2005) E SANTAELLA (2008). OS RESULTADOS APONTAM QUE TAIS MUDANÇAS NÃO MASCARAM OS DESAFIOS QUE O ÂMBITO EDUCACIONAL ENFRENTA E ENFATIZA QUE ELES CONTINUAM, POIS SIMPLESMENTE A INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS DE OUTRORA, ENTRETANTO, É PRECISO ATUALIZAR-SE, INOVAR-SE, TENTAR CONSTRUIR UM ENSINO SIGNIFICATIVO DE FORMA CONJUNTA COM OS RECURSOS QUE OS ALUNOS JÁ DISPÕEM, ENTENDENDO QUE OS DESAFIOS SÃO POSTOS PARA SEREM SUPERADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, HIPERTEXTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID1563_27082020150649.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANIELE MARQUES DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "RANIELE MARQUES "
    "autor_email" => "ranielemarques789@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => "5eb09f5ddc807_04052020_200357.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68906
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 817
    "inscrito_id" => 1563
    "titulo" => "MULTILETRAMENTOS: O USO DO HIPERTEXTO NO ENSINO DE LÍNGUAS PORTUGUESA"
    "resumo" => "A ASCENSÃO DA INTERNET NO FINAL DO SÉCULO XX PROVOCOU MUDANÇAS EM TODOS OS SETORES SOCIAIS QUE TIVERAM QUE ADAPTAR-SE E INTEGRAR OS NOVOS RECURSOS EM SEU COTIDIANO. A ESCOLA NÃO PODE FICAR ALHEIA A ESTAS TRANSFORMAÇÕES, CASO CONTRÁRIO, ELA RESULTA EM UM FIM EM SI MESMA, DESSA FORMA, É IMPRESCINDÍVEL QUE NOVAS METODOLOGIAS SEJAM IMPLEMENTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR, VISTO QUE SE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS OBJETIVAM TRAZER MAIS PRATICIDADE PARA O NOSSO DIA A DIA É CLARAMENTE POSSÍVEL INTEGRÁ-LOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. A MULTICULTURALIDADE E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE NOS COMUNICARMOS SÃO CARACTERÍSTICAS DA ATUAL SOCIAL GLOBALIZADA QUE EXIGE DOS SUJEITOS CAPACIDADES DIVERSAS DE LETRAMENTO, ISTO É, MULTILETRAMENTOS, A COMPETÊNCIA DE NÃO APENAS COMPREENDER, MAS TAMBÉM DE INTERPRETAR DIVERSAS LEITURAS. MEDIANTE ISSO, ESTA PESQUISA OBJETIVA RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS EXPLORANDO O USO DO HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A PRESENTE PESQUISA É EMINENTEMENTE BIBLIOGRÁFICA CUJA INVESTIGAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DA SISTEMATIZAÇÃO E CONFRONTO ENTRE AS LEITURAS QUE TEVE COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE ROJO (2012), SOARES (2005) E SANTAELLA (2008). OS RESULTADOS APONTAM QUE TAIS MUDANÇAS NÃO MASCARAM OS DESAFIOS QUE O ÂMBITO EDUCACIONAL ENFRENTA E ENFATIZA QUE ELES CONTINUAM, POIS SIMPLESMENTE A INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS DE OUTRORA, ENTRETANTO, É PRECISO ATUALIZAR-SE, INOVAR-SE, TENTAR CONSTRUIR UM ENSINO SIGNIFICATIVO DE FORMA CONJUNTA COM OS RECURSOS QUE OS ALUNOS JÁ DISPÕEM, ENTENDENDO QUE OS DESAFIOS SÃO POSTOS PARA SEREM SUPERADOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, HIPERTEXTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID1563_27082020150649.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANIELE MARQUES DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "RANIELE MARQUES "
    "autor_email" => "ranielemarques789@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => "5eb09f5ddc807_04052020_200357.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

A ASCENSÃO DA INTERNET NO FINAL DO SÉCULO XX PROVOCOU MUDANÇAS EM TODOS OS SETORES SOCIAIS QUE TIVERAM QUE ADAPTAR-SE E INTEGRAR OS NOVOS RECURSOS EM SEU COTIDIANO. A ESCOLA NÃO PODE FICAR ALHEIA A ESTAS TRANSFORMAÇÕES, CASO CONTRÁRIO, ELA RESULTA EM UM FIM EM SI MESMA, DESSA FORMA, É IMPRESCINDÍVEL QUE NOVAS METODOLOGIAS SEJAM IMPLEMENTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR, VISTO QUE SE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS OBJETIVAM TRAZER MAIS PRATICIDADE PARA O NOSSO DIA A DIA É CLARAMENTE POSSÍVEL INTEGRÁ-LOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. A MULTICULTURALIDADE E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE NOS COMUNICARMOS SÃO CARACTERÍSTICAS DA ATUAL SOCIAL GLOBALIZADA QUE EXIGE DOS SUJEITOS CAPACIDADES DIVERSAS DE LETRAMENTO, ISTO É, MULTILETRAMENTOS, A COMPETÊNCIA DE NÃO APENAS COMPREENDER, MAS TAMBÉM DE INTERPRETAR DIVERSAS LEITURAS. MEDIANTE ISSO, ESTA PESQUISA OBJETIVA RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS EXPLORANDO O USO DO HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A PRESENTE PESQUISA É EMINENTEMENTE BIBLIOGRÁFICA CUJA INVESTIGAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DA SISTEMATIZAÇÃO E CONFRONTO ENTRE AS LEITURAS QUE TEVE COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE ROJO (2012), SOARES (2005) E SANTAELLA (2008). OS RESULTADOS APONTAM QUE TAIS MUDANÇAS NÃO MASCARAM OS DESAFIOS QUE O ÂMBITO EDUCACIONAL ENFRENTA E ENFATIZA QUE ELES CONTINUAM, POIS SIMPLESMENTE A INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS DE OUTRORA, ENTRETANTO, É PRECISO ATUALIZAR-SE, INOVAR-SE, TENTAR CONSTRUIR UM ENSINO SIGNIFICATIVO DE FORMA CONJUNTA COM OS RECURSOS QUE OS ALUNOS JÁ DISPÕEM, ENTENDENDO QUE OS DESAFIOS SÃO POSTOS PARA SEREM SUPERADOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.