A ASCENSÃO DA INTERNET NO FINAL DO SÉCULO XX PROVOCOU MUDANÇAS EM TODOS OS SETORES SOCIAIS QUE TIVERAM QUE ADAPTAR-SE E INTEGRAR OS NOVOS RECURSOS EM SEU COTIDIANO. A ESCOLA NÃO PODE FICAR ALHEIA A ESTAS TRANSFORMAÇÕES, CASO CONTRÁRIO, ELA RESULTA EM UM FIM EM SI MESMA, DESSA FORMA, É IMPRESCINDÍVEL QUE NOVAS METODOLOGIAS SEJAM IMPLEMENTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR, VISTO QUE SE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS OBJETIVAM TRAZER MAIS PRATICIDADE PARA O NOSSO DIA A DIA É CLARAMENTE POSSÍVEL INTEGRÁ-LOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. A MULTICULTURALIDADE E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE NOS COMUNICARMOS SÃO CARACTERÍSTICAS DA ATUAL SOCIAL GLOBALIZADA QUE EXIGE DOS SUJEITOS CAPACIDADES DIVERSAS DE LETRAMENTO, ISTO É, MULTILETRAMENTOS, A COMPETÊNCIA DE NÃO APENAS COMPREENDER, MAS TAMBÉM DE INTERPRETAR DIVERSAS LEITURAS. MEDIANTE ISSO, ESTA PESQUISA OBJETIVA RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS EXPLORANDO O USO DO HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A PRESENTE PESQUISA É EMINENTEMENTE BIBLIOGRÁFICA CUJA INVESTIGAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DA SISTEMATIZAÇÃO E CONFRONTO ENTRE AS LEITURAS QUE TEVE COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE ROJO (2012), SOARES (2005) E SANTAELLA (2008). OS RESULTADOS APONTAM QUE TAIS MUDANÇAS NÃO MASCARAM OS DESAFIOS QUE O ÂMBITO EDUCACIONAL ENFRENTA E ENFATIZA QUE ELES CONTINUAM, POIS SIMPLESMENTE A INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS DE OUTRORA, ENTRETANTO, É PRECISO ATUALIZAR-SE, INOVAR-SE, TENTAR CONSTRUIR UM ENSINO SIGNIFICATIVO DE FORMA CONJUNTA COM OS RECURSOS QUE OS ALUNOS JÁ DISPÕEM, ENTENDENDO QUE OS DESAFIOS SÃO POSTOS PARA SEREM SUPERADOS.