MULTILETRAMENTOS: O USO DO HIPERTEXTO NO ENSINO DE LÍNGUAS PORTUGUESA
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68906 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 1563 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS: O USO DO HIPERTEXTO NO ENSINO DE LÍNGUAS PORTUGUESA" "resumo" => "A ASCENSÃO DA INTERNET NO FINAL DO SÉCULO XX PROVOCOU MUDANÇAS EM TODOS OS SETORES SOCIAIS QUE TIVERAM QUE ADAPTAR-SE E INTEGRAR OS NOVOS RECURSOS EM SEU COTIDIANO. A ESCOLA NÃO PODE FICAR ALHEIA A ESTAS TRANSFORMAÇÕES, CASO CONTRÁRIO, ELA RESULTA EM UM FIM EM SI MESMA, DESSA FORMA, É IMPRESCINDÍVEL QUE NOVAS METODOLOGIAS SEJAM IMPLEMENTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR, VISTO QUE SE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS OBJETIVAM TRAZER MAIS PRATICIDADE PARA O NOSSO DIA A DIA É CLARAMENTE POSSÍVEL INTEGRÁ-LOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. A MULTICULTURALIDADE E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE NOS COMUNICARMOS SÃO CARACTERÍSTICAS DA ATUAL SOCIAL GLOBALIZADA QUE EXIGE DOS SUJEITOS CAPACIDADES DIVERSAS DE LETRAMENTO, ISTO É, MULTILETRAMENTOS, A COMPETÊNCIA DE NÃO APENAS COMPREENDER, MAS TAMBÉM DE INTERPRETAR DIVERSAS LEITURAS. MEDIANTE ISSO, ESTA PESQUISA OBJETIVA RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS EXPLORANDO O USO DO HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A PRESENTE PESQUISA É EMINENTEMENTE BIBLIOGRÁFICA CUJA INVESTIGAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DA SISTEMATIZAÇÃO E CONFRONTO ENTRE AS LEITURAS QUE TEVE COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE ROJO (2012), SOARES (2005) E SANTAELLA (2008). OS RESULTADOS APONTAM QUE TAIS MUDANÇAS NÃO MASCARAM OS DESAFIOS QUE O ÂMBITO EDUCACIONAL ENFRENTA E ENFATIZA QUE ELES CONTINUAM, POIS SIMPLESMENTE A INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS DE OUTRORA, ENTRETANTO, É PRECISO ATUALIZAR-SE, INOVAR-SE, TENTAR CONSTRUIR UM ENSINO SIGNIFICATIVO DE FORMA CONJUNTA COM OS RECURSOS QUE OS ALUNOS JÁ DISPÕEM, ENTENDENDO QUE OS DESAFIOS SÃO POSTOS PARA SEREM SUPERADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, HIPERTEXTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID1563_27082020150649.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANIELE MARQUES DA SILVA " "autor_nome_curto" => "RANIELE MARQUES " "autor_email" => "ranielemarques789@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "5eb09f5ddc807_04052020_200357.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68906 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 817 "inscrito_id" => 1563 "titulo" => "MULTILETRAMENTOS: O USO DO HIPERTEXTO NO ENSINO DE LÍNGUAS PORTUGUESA" "resumo" => "A ASCENSÃO DA INTERNET NO FINAL DO SÉCULO XX PROVOCOU MUDANÇAS EM TODOS OS SETORES SOCIAIS QUE TIVERAM QUE ADAPTAR-SE E INTEGRAR OS NOVOS RECURSOS EM SEU COTIDIANO. A ESCOLA NÃO PODE FICAR ALHEIA A ESTAS TRANSFORMAÇÕES, CASO CONTRÁRIO, ELA RESULTA EM UM FIM EM SI MESMA, DESSA FORMA, É IMPRESCINDÍVEL QUE NOVAS METODOLOGIAS SEJAM IMPLEMENTADAS NO COTIDIANO ESCOLAR, VISTO QUE SE OS RECURSOS TECNOLÓGICOS OBJETIVAM TRAZER MAIS PRATICIDADE PARA O NOSSO DIA A DIA É CLARAMENTE POSSÍVEL INTEGRÁ-LOS COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA. A MULTICULTURALIDADE E AS MÚLTIPLAS FORMAS DE NOS COMUNICARMOS SÃO CARACTERÍSTICAS DA ATUAL SOCIAL GLOBALIZADA QUE EXIGE DOS SUJEITOS CAPACIDADES DIVERSAS DE LETRAMENTO, ISTO É, MULTILETRAMENTOS, A COMPETÊNCIA DE NÃO APENAS COMPREENDER, MAS TAMBÉM DE INTERPRETAR DIVERSAS LEITURAS. MEDIANTE ISSO, ESTA PESQUISA OBJETIVA RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS EXPLORANDO O USO DO HIPERTEXTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA EM SALA DE AULA. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, A PRESENTE PESQUISA É EMINENTEMENTE BIBLIOGRÁFICA CUJA INVESTIGAÇÃO SE DEU ATRAVÉS DA SISTEMATIZAÇÃO E CONFRONTO ENTRE AS LEITURAS QUE TEVE COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO AS CONTRIBUIÇÕES DE ROJO (2012), SOARES (2005) E SANTAELLA (2008). OS RESULTADOS APONTAM QUE TAIS MUDANÇAS NÃO MASCARAM OS DESAFIOS QUE O ÂMBITO EDUCACIONAL ENFRENTA E ENFATIZA QUE ELES CONTINUAM, POIS SIMPLESMENTE A INSERÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS NÃO SOLUCIONA PROBLEMAS DE OUTRORA, ENTRETANTO, É PRECISO ATUALIZAR-SE, INOVAR-SE, TENTAR CONSTRUIR UM ENSINO SIGNIFICATIVO DE FORMA CONJUNTA COM OS RECURSOS QUE OS ALUNOS JÁ DISPÕEM, ENTENDENDO QUE OS DESAFIOS SÃO POSTOS PARA SEREM SUPERADOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => "MULTILETRAMENTOS, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO METODOLÓGICA, HIPERTEXTO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA15_ID1563_27082020150649.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:09" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RANIELE MARQUES DA SILVA " "autor_nome_curto" => "RANIELE MARQUES " "autor_email" => "ranielemarques789@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "5eb09f5ddc807_04052020_200357.jpg" "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }