SUBSCREVE-SE ESSE ARTIGO COM O OBJETIVO DE DIVULGAR A PESQUISA REALIZADA, CUJO INTUITO É CONTRIBUIR COM AS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS NO SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO BÁSICA, PRINCIPALMENTE, NO QUE TANGE À LEITURA LITERÁRIA. SENDO ASSIM, TRAÇA-SE UMA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE OBSERVAR E INVESTIGAR A PARTE DE LITERATURA DO PRIMEIRO CAPÍTULO DE UM LIVRO DIDÁTICO REFERENTE AO ENSINO MÉDIO, INTITULADO PORTUGUÊS: CONTEXTO, INTERLOCUÇÃO E SENTIDO SOB A PERSPECTIVA DA ANÁLISE DIALÓGICA DO DISCURSO (ADD). PARA TANTO, EMBASAMO-NOS EM CONCEITOS IMPORTANTES PARA O CÍRCULO DE BAKHTIN COMO DIALOGISMO E RESPONSIVIDADE (BAKHTIN, 2016; VOLÓCHINOV, 2017) E, TAMBÉM, EM PESQUISAS RELEVANTES SOBRE O ENSINO DE LITERATURAS, TAIS COMO COSSON (2006) E REZENDE (2013). OS RESULTADOS EVIDENCIAM PRÁTICAS DIALÓGICAS DE LEITURA LITERÁRIA EM COEXISTÊNCIA COM VISÕES MAIS TRADICIONAIS DO ENSINO DE LITERATURAS. DESTACA-SE, SOBRETUDO, A AUSÊNCIA DE UMA ABORDAGEM REFERENTE À DIMENSÃO ESTÉTICA, TENDO EM VISTA QUE OS EXERCÍCIOS PARECEM NÃO EVIDENCIAR OS PROCESSOS DE COMPENETRAÇÃO, AVANÇANDO MUITO TIMIDAMENTE NA CONSTRUÇÃO DE SENTIDO DO LITERÁRIO COM PARTICIPAÇÃO DOS LEITORES.