O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E O CRESCIMENTO DEMOGRÁFICO TÊM GERADO CRESCENTES IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO MUNDO. A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL É, ATUALMENTE, UMA DAS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DAS NAÇÕES, NECESSITANDO DE UMA SÉRIE DE INICIATIVAS NO SENTIDO DE REVERTER OS PROBLEMAS CAUSADOS PELO RÁPIDO DESENVOLVIMENTO DAS SOCIEDADES. UMA DESSAS INICIATIVAS É A EDUCAÇÃO AMBIENTAL, QUE AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO BÁSICA ESTÃO PROCURANDO IMPLEMENTAR, NA BUSCA DA FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E COMPROMETIDOS COM AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA SOCIEDADE. NO PRESENTE ESTUDO, DESENVOLVEMOS UMA SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES COM ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II, TENDO COMO LINHA MESTRA AS DEFINIÇÕES DE MEIO AMBIENTE E RESÍDUOS SÓLIDOS. A PROPOSTA DAS INTERVENÇÕES REALIZADAS NESSE TRABALHO VISARAM ENFATIZAR A NECESSIDADE DE SE TRABALHAR COM O COTIDIANO DA TURMA E ASSIM TORNAR AS INTERVENÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL MAIS PARTICIPATIVAS, DESENCADEANDO O PROCESSO DE UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA. COM ESSE TRABALHO FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE ATRAVÉS DOS TEMAS PROPOSTOS E DAS ESTRATÉGIAS ADOTADAS, OCORREU A SENSIBILIZAR OS ALUNOS PARA QUESTÕES E CONCEITOS INTRODUTÓRIOS A PROBLEMÁTICA AMBIENTAL. O USO DE ATIVIDADES CONSIDERADAS DINÂMICAS E DIFERENCIADAS INCENTIVARAM OS ESTUDANTES A PARTICIPAREM DE FORMA ATIVA E COM GRANDE INTERESSE.