TENDO POR BASE ESSA REALIDADE OBJETIVA CONSTRUÍDA SOCIALMENTE, A PSICOLOGIA SÓCIO HISTÓRICA, BUSCA SAIR DO IMEDIATISMO E COMPREENDER OS FENÔMENOS EM SUA TOTALIDADE, PERMEADA DE SIGNIFICAÇÕES. PORTANTO, TIVEMOS COMO QUESTÃO DE PESQUISA: É POSSÍVEL APREENDER QUAIS AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECILIZADO QUE ATUA COM ALUNOS SURDOS? E COMO FORMA DE RESPONDER TAL QUESTÃO, TIVEMOS COMO OBJETIVO IDENTIFICAR QUAIS AS SIGNIFICAÇÕES DE UMA PROFESSORA DO AEE QUE TRABALHA COM ALUNOS SURDOS. PARA TANTO, NESSA PESQUISA UTILIZAMOS A PROPOSTA DE ANÁLISE DOS NÚCLEOS DE SIGNIFICAÇÃO, ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, REALIZADA COM UMA PROFESSORA DO AEE EM UMA ESCOLA NO MUNICÍPIO DE GARANHUNS-PE. POR FIM, CONCLUÍMOS QUE A EDUCAÇÃO DE SURDOS AINDA CAMINHA PARA A OFERTA DE UM ENSINO BILÍNGUE INCLUSIVO, DEMONSTRANDO A NECESSIDADE DE MOMENTOS REFLEXIVOS E DE TRANSFORMAÇÃO PARA COMPREENDER O SUJEITO E AS SUAS MÚLTIPLAS DETERMINAÇÕES.