FERREIRA, Iris. Modelo pedagógico senac: concepções e princípios. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/68894>. Acesso em: 22/12/2024 20:05
DIANTE DA IMPORTÂNCIA DE UNIFICAR E FORTALECER A IDENTIDADE INSTITUCIONAL DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL (SENAC) DESDE 2013 O DEPARTAMENTO NACIONAL (DN) COORDENA O ALINHAMENTO PEDAGÓGICO ENTRE OS DEPARTAMENTOS REGIONAIS (DR), VISANDO CONCEBER UM MODELO PEDAGÓGICO ÚNICO QUE CONTEMPLE AS ESPECIFICIDADES NACIONAIS PARA AS OFERTAS DE CURSOS. NESSE SENTIDO, O PRESENTE TRABALHO PROPÕE FAZER UMA ANÁLISE SOBRE O MODELO PEDAGÓGICO VIGENTE NA INSTITUIÇÃO, APRESENTANDO AS CONCEPÇÕES E PRINCÍPIOS QUE DEFINEM E REGULAM ESTA INICIATIVA. PARA TANTO, O TRABALHO CARACTERIZA-SE COMO UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DA COLEÇÃO DOS DOCUMENTOS TÉCNICOS DO SENAC (2015 E 2017), AS DIRETRIZES DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SENAC (2014), AS DIRETRIZES DO MODELO PEDAGÓGICO (2018) E OUTROS DOCUMENTOS QUE CONTEMPLAM A TEMÁTICA. OS RESULTADOS IDENTIFICAM QUE A UNIFICAÇÃO DO MODELO PEDAGÓGICO SENAC REPRESENTA UM MARCO NA INSTITUIÇÃO POIS PERMITE A CONVERGÊNCIA DE ESFORÇOS DOS DEPARTAMENTOS REGIONAIS PARA OTIMIZAR RECURSOS, UMA VEZ QUE REDUZ OS CUSTOS DE ELABORAÇÃO, PRODUÇÃO E DESENVOLVIMENTO DOS CURSOS COM VALIDADE NACIONAL.