ESTA PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA E FOI REALIZADA POR MEIO DE ANÁLISE DOCUMENTAL. OS DOCUMENTOS ANALISADOS ENQUADRAM-SE NO TIPO PESSOAL, POIS SÃO DESENHOS REALIZADOS POR ALUNOS DOS 4º, 5º E 6º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, OS QUAIS ESTUDAM NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UMA CIDADE DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO. COM BASE NOS ESTUDOS DE VIGOTSKI, WALLON, ALMEIDA E MAHONEY E LEITE E TASSONI, OBJETIVOU-SE ANALISAR QUAIS SENTIMENTOS, ENVOLVIDOS NA RELAÇÃO COM O ENSINAR E O APRENDER, PODEM SER APREENDIDOS EM DESENHOS DE ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. NO QUE CONCERNE AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, PRETENDEU-SE: IDENTIFICAR OS ELEMENTOS CONTIDOS NOS DESENHOS; INVESTIGAR COMO OS ALUNOS PERCEBEM O AMBIENTE DE APRENDIZAGEM; VERIFICAR COMO SÃO REPRESENTADOS OS MEDIADORES, BUSCANDO INFERIR QUEM SÃO ELES; ANALISAR QUAIS AS PERCEPÇÕES DOS ALUNOS SOBRE A RELAÇÃO COM O SEU PROFESSOR. O MATERIAL FOI MINUCIOSAMENTE ESTUDADO ATRAVÉS DA ELABORAÇÃO DE QUADROS ORGANIZACIONAIS E CATEGORIAS DE ANÁLISE. OS RESULTADOS EXPLORAM AS EXPERIÊNCIAS REPRESENTADAS E COMO OS PARTICIPANTES SÃO AFETADOS POR ELAS. POR MEIO DE ALGUNS ELEMENTOS RETRATADOS NOS DESENHOS, DISCUTE-SE OS SENTIMENTOS QUE ESSAS EXPERIÊNCIAS PROVOCARAM. DEFENDE-SE QUE OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM ENVOLVEM A DIMENSÃO COGNITIVA E AFETIVA, QUE SÃO INTERDEPENDENTES.