Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE.

Palavra-chaves: METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM, ENSINO, , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2020-11-04 09:38:28"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 68884
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2777
    "inscrito_id" => 2434
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE."
    "resumo" => "NO INÍCIO DE 2020, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) INFORMOU A POPULAÇÃO MUNDIAL SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. DEVIDO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DA DOENÇA, MEDIDAS DRÁSTICAS PRECISARAM SER ADOTADAS EM TODO O MUNDO PARA TENTAR BARRAR A INFECÇÃO PELO COVID-19, DENTRE ELAS O FECHAMENTO DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES PARA EVITAR PROPAGAÇÃO DO VÍRUS E CIRCULAÇÃO DE PESSOAS, EVITANDO AGLOMERAÇÕES. NESSE CONTEXTO, PODEMOS OBSERVAR QUE A ESCOLA NÃO HAVIA SE PREPARADO, NEM PREPARADO O ESTUDANTE PARA DESENVOLVER UMA APRENDIZAGEM DE MANEIRA QUE NÃO FOSSE ATRAVÉS DA AULA PRESENCIAL. POR ISSO, SURGE A NECESSIDADE DE AULAS REMOTAS E COM ELAS A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PLANOS DE AULA, A BUSCA PELA MELHORIA NA COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SÃO GRANDES DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES. ESSAS METODOLOGIAS CONSISTEM EM POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUE COLOCAM O FOCO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO APRENDIZ, ENVOLVENDO-O NA APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO, POR DESCOBERTA OU RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO É QUE O APRENDIZ PASSA A TER O CONTROLE DA SUA APRENDIZAGEM, EXERCITANDO UMA ATITUDE CRÍTICA E CONSTRUTIVA PODENDO AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE UM SUJEITO APRENDENTE COM MAIS AUTONOMIA E PROTAGONISTA DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM, ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2434_01102020223933.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA GOMES ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA ASSUNÇÃO"
    "autor_email" => "binhaga@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL"
    "autor_imagem" => "5e94eb25f1623_13042020_194349.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 68884
    "edicao_id" => 141
    "trabalho_id" => 2777
    "inscrito_id" => 2434
    "titulo" => "METODOLOGIAS ATIVAS: UMA REFLEXÃO SOBRE A APRENDIZAGEM NA ATUALIDADE."
    "resumo" => "NO INÍCIO DE 2020, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) INFORMOU A POPULAÇÃO MUNDIAL SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. DEVIDO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DA DOENÇA, MEDIDAS DRÁSTICAS PRECISARAM SER ADOTADAS EM TODO O MUNDO PARA TENTAR BARRAR A INFECÇÃO PELO COVID-19, DENTRE ELAS O FECHAMENTO DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES PARA EVITAR PROPAGAÇÃO DO VÍRUS E CIRCULAÇÃO DE PESSOAS, EVITANDO AGLOMERAÇÕES. NESSE CONTEXTO, PODEMOS OBSERVAR QUE A ESCOLA NÃO HAVIA SE PREPARADO, NEM PREPARADO O ESTUDANTE PARA DESENVOLVER UMA APRENDIZAGEM DE MANEIRA QUE NÃO FOSSE ATRAVÉS DA AULA PRESENCIAL. POR ISSO, SURGE A NECESSIDADE DE AULAS REMOTAS E COM ELAS A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PLANOS DE AULA, A BUSCA PELA MELHORIA NA COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SÃO GRANDES DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES. ESSAS METODOLOGIAS CONSISTEM EM POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUE COLOCAM O FOCO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO APRENDIZ, ENVOLVENDO-O NA APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO, POR DESCOBERTA OU RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO É QUE O APRENDIZ PASSA A TER O CONTROLE DA SUA APRENDIZAGEM, EXERCITANDO UMA ATITUDE CRÍTICA E CONSTRUTIVA PODENDO AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE UM SUJEITO APRENDENTE COM MAIS AUTONOMIA E PROTAGONISTA DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "METODOLOGIAS ATIVAS, APRENDIZAGEM, ENSINO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD1_SA1_ID2434_01102020223933.pdf"
    "created_at" => "2020-11-04 17:47:29"
    "updated_at" => "2020-11-05 12:22:08"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BÁRBARA GOMES ASSUNÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "BÁRBARA ASSUNÇÃO"
    "autor_email" => "binhaga@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL"
    "autor_imagem" => "5e94eb25f1623_13042020_194349.jpg"
    "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online"
    "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação"
    "edicao_ano" => 2020
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

NO INÍCIO DE 2020, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS) INFORMOU A POPULAÇÃO MUNDIAL SOBRE A PANDEMIA DO NOVO CORONAVÍRUS. DEVIDO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS EPIDEMIOLÓGICAS DA DOENÇA, MEDIDAS DRÁSTICAS PRECISARAM SER ADOTADAS EM TODO O MUNDO PARA TENTAR BARRAR A INFECÇÃO PELO COVID-19, DENTRE ELAS O FECHAMENTO DE ESCOLAS E UNIVERSIDADES PARA EVITAR PROPAGAÇÃO DO VÍRUS E CIRCULAÇÃO DE PESSOAS, EVITANDO AGLOMERAÇÕES. NESSE CONTEXTO, PODEMOS OBSERVAR QUE A ESCOLA NÃO HAVIA SE PREPARADO, NEM PREPARADO O ESTUDANTE PARA DESENVOLVER UMA APRENDIZAGEM DE MANEIRA QUE NÃO FOSSE ATRAVÉS DA AULA PRESENCIAL. POR ISSO, SURGE A NECESSIDADE DE AULAS REMOTAS E COM ELAS A IMPLANTAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NOS PLANOS DE AULA, A BUSCA PELA MELHORIA NA COMUNICAÇÃO E APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, SÃO GRANDES DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS EDUCADORES. ESSAS METODOLOGIAS CONSISTEM EM POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS QUE COLOCAM O FOCO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NO APRENDIZ, ENVOLVENDO-O NA APRENDIZAGEM POR INVESTIGAÇÃO, POR DESCOBERTA OU RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. A PRINCIPAL CARACTERÍSTICA DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO É QUE O APRENDIZ PASSA A TER O CONTROLE DA SUA APRENDIZAGEM, EXERCITANDO UMA ATITUDE CRÍTICA E CONSTRUTIVA PODENDO AJUDAR NA CONSTRUÇÃO DE UM SUJEITO APRENDENTE COM MAIS AUTONOMIA E PROTAGONISTA DA PRÓPRIA APRENDIZAGEM.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.