A BUSCA POR METODOLOGIAS INOVADORAS NO ENSINO DE QUÍMICA TEM SE DESTACADO NAS PUBLICAÇÕES NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, COM O INTUITO DE CONTRIBUIR COM O APRENDIZADO E TORNAR O ESPAÇO ESCOLAR UM LOCAL MAIS PRÓXIMO DA REALIDADE DOS ESTUDANTES. NESTE TRABALHO, BUSCAMOS INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DA ABORDAGEM DOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP’S) NO ESTUDO DE FUNÇÕES ORGÂNICAS OXIGENADAS E NITROGENADAS. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CARÁTER QUALITATIVO, DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, NO QUAL FORAM EXAMINADOS ASPECTOS DO UNIVERSO DOS ESTUDANTES FRENTE A TEMÁTICA “AUTOMEDICAÇÃO”, RELACIONANDO-OS AOS CONCEITOS QUÍMICOS ABORDADOS. COM BASE NOS RESULTADOS, FOI POSSÍVEL INFERIR QUE METODOLOGIAS DE ENSINO PROBLEMATIZADORAS E CONTEXTUALIZADAS TENDEM A DESPERTAR UM MAIOR INTERESSE NOS ESTUDANTES, OS QUAIS, IMPULSIONADOS POR UM PENSAMENTO CRÍTICO, SÃO CAPAZES DE SOLUCIONAR PROBLEMAS PRÁTICOS E CONSTRUIR NOVOS SABERES.