ESTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO ANALISAR AS MEM?RIAS DE INF?NCIA NO QUE DIZ RESPEITO A BRINCADEIRAS EM NOVA IORQUE-MA NO PER?ODO DE 1940 A 1955. UTILIZOU-SE COMO ABORDAGEM TE?RICA A HIST?RIA CULTURAL POR POSSIBILITAR A INSER??O DE NOVOS SUJEITOS, OBJETOS E FONTES NO FAZER HISTORIOGR?FICO. UTILIZOU-SE COMO M?TODO DE PESQUISA A HIST?RIA ORAL, UMA VEZ QUE, COADUNA COM O OS PRESSUPOSTOS DA HIST?RIA CULTURAL MEDIANTE APLICA??O DE ENTREVISTA DE HIST?RIA DE VIDA TEM?TICA COM CINCO SUJEITOS DE PESQUISA QUE SE CONSTITUEM DE EX-ALUNAS E PROFESSORAS DA VELHA CIDADE DE NOVA IORQUE. TEVE-SE COMO APORTE TE?RICO BARROS (2003) CHARTIER (1990) HALBWASCHS (1990), BROUG?RE (1998) DENTRE OUTROS. INVESTIGAR A INF?NCIA NA SOCIEDADE DA VELHA NOVA IORQUE NOS DEU SUBS?DIOS PARA CONHECER SUAS BRINCADEIRAS E SEU MODO DE SOCIALIZA??O, AFINAL, O MODO PELO QUAL A INF?NCIA ? REPRESENTADA DENTRO DO COTIDIANO, QUE ? CULTURAL, HIST?RICO E SOCIAL, PREENCHE OU OBLITERA LACUNAS NA HIST?RIA DA INF?NCIA, INCLUSIVE EM NOVA IORQUE-MA.