GRAÇAS A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA COMPETENTE, A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) GANHOU ACESSIBILIDADE NO CAMPO EDUCACIONAL. DIANTE DISSO, OS IMPASSES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FICARAM MAIS COMPLEXOS E DESAFIADORES. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO, COMO UMA POSSIBILIDADE PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA (ALFABETIZAÇÃO) DA CRIANÇA COM TEA NA SALA DE AULA REGULAR, DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVENDO A APRENDIZAGEM EFETIVA PARA TODOS OS ALUNOS. AS PRÁTICAS DO MÉTODO CORROBORAM PARA QUE O ENSINO SEJA MULTISSENSORIAL, UMA VEZ QUE, ACIONA VÁRIOS INPUTS NEUROSSENSORIAIS. ASSIM, A LETRA É APRESENTADA ESTIMULANDO AS VIAS FONOLÓGICAS (SOM/ FONEMA), VISUAIS (LETRAS/ GRAFEMAS), VIABILIZADAS PELAS VIAS ARTICULATÓRIAS (ARTICULEMA/ BOCA). PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA DO MÉTODO, E ATINGIR A NECESSIDADE DA CRIANÇA COM TEA, ADEQUAÇÕES CURRICULARES E DIVERSOS RECURSOS FORAM UTILIZADOS, BEM COMO UM APROFUNDAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO SOBRE A METODOLOGIA PARA O PROFESSOR. RESULTAS SURPREENDENTES FORAM PERCEBIDAS DURANTE O ESTUDO, UMA VEZ QUE, A CRIANÇA COM TEA ADQUIRIU CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO, SUA EXPRESSÃO VERBAL FOI DESENVOLVIDA, AUMENTOU SUA CONCENTRAÇÃO E PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA. ENFIM, O MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO COMPROVOU EFICIÊNCIA, ABRINDO UM CAMINHO NA ALFABETIZAÇÃO PARA A CRIANÇA COM TEA NA SALA REGULAR, COM UM RESSIGNIFICAR NA EDUCAÇÃO, VALIDANDO O DIREITO DE QUEM TAMBÉM PODE APRENDER.