MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO COMO UMA ABORDAGEM PARA ALFABETIZAR A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO - NÃO VERBAL
"2020-11-04 09:38:28" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 68864 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2212 "inscrito_id" => 7026 "titulo" => "MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO COMO UMA ABORDAGEM PARA ALFABETIZAR A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO - NÃO VERBAL" "resumo" => "GRAÇAS A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA COMPETENTE, A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) GANHOU ACESSIBILIDADE NO CAMPO EDUCACIONAL. DIANTE DISSO, OS IMPASSES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FICARAM MAIS COMPLEXOS E DESAFIADORES. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO, COMO UMA POSSIBILIDADE PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA (ALFABETIZAÇÃO) DA CRIANÇA COM TEA NA SALA DE AULA REGULAR, DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVENDO A APRENDIZAGEM EFETIVA PARA TODOS OS ALUNOS. AS PRÁTICAS DO MÉTODO CORROBORAM PARA QUE O ENSINO SEJA MULTISSENSORIAL, UMA VEZ QUE, ACIONA VÁRIOS INPUTS NEUROSSENSORIAIS. ASSIM, A LETRA É APRESENTADA ESTIMULANDO AS VIAS FONOLÓGICAS (SOM/ FONEMA), VISUAIS (LETRAS/ GRAFEMAS), VIABILIZADAS PELAS VIAS ARTICULATÓRIAS (ARTICULEMA/ BOCA). PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA DO MÉTODO, E ATINGIR A NECESSIDADE DA CRIANÇA COM TEA, ADEQUAÇÕES CURRICULARES E DIVERSOS RECURSOS FORAM UTILIZADOS, BEM COMO UM APROFUNDAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO SOBRE A METODOLOGIA PARA O PROFESSOR. RESULTAS SURPREENDENTES FORAM PERCEBIDAS DURANTE O ESTUDO, UMA VEZ QUE, A CRIANÇA COM TEA ADQUIRIU CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO, SUA EXPRESSÃO VERBAL FOI DESENVOLVIDA, AUMENTOU SUA CONCENTRAÇÃO E PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA. ENFIM, O MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO COMPROVOU EFICIÊNCIA, ABRINDO UM CAMINHO NA ALFABETIZAÇÃO PARA A CRIANÇA COM TEA NA SALA REGULAR, COM UM RESSIGNIFICAR NA EDUCAÇÃO, VALIDANDO O DIREITO DE QUEM TAMBÉM PODE APRENDER." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO, ALFABETIZAÇÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA), INCLUSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID7026_29092020230527.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA GITTI ASSIS" "autor_nome_curto" => "MARA GITTI" "autor_email" => "mara.gitti@batistabrasile" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL UNADES" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 68864 "edicao_id" => 141 "trabalho_id" => 2212 "inscrito_id" => 7026 "titulo" => "MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO COMO UMA ABORDAGEM PARA ALFABETIZAR A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO - NÃO VERBAL" "resumo" => "GRAÇAS A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA COMPETENTE, A CRIANÇA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA) GANHOU ACESSIBILIDADE NO CAMPO EDUCACIONAL. DIANTE DISSO, OS IMPASSES DA EDUCAÇÃO BÁSICA FICARAM MAIS COMPLEXOS E DESAFIADORES. O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO, COMO UMA POSSIBILIDADE PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA (ALFABETIZAÇÃO) DA CRIANÇA COM TEA NA SALA DE AULA REGULAR, DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, PROMOVENDO A APRENDIZAGEM EFETIVA PARA TODOS OS ALUNOS. AS PRÁTICAS DO MÉTODO CORROBORAM PARA QUE O ENSINO SEJA MULTISSENSORIAL, UMA VEZ QUE, ACIONA VÁRIOS INPUTS NEUROSSENSORIAIS. ASSIM, A LETRA É APRESENTADA ESTIMULANDO AS VIAS FONOLÓGICAS (SOM/ FONEMA), VISUAIS (LETRAS/ GRAFEMAS), VIABILIZADAS PELAS VIAS ARTICULATÓRIAS (ARTICULEMA/ BOCA). PARA GARANTIR A EFICIÊNCIA DO MÉTODO, E ATINGIR A NECESSIDADE DA CRIANÇA COM TEA, ADEQUAÇÕES CURRICULARES E DIVERSOS RECURSOS FORAM UTILIZADOS, BEM COMO UM APROFUNDAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO SOBRE A METODOLOGIA PARA O PROFESSOR. RESULTAS SURPREENDENTES FORAM PERCEBIDAS DURANTE O ESTUDO, UMA VEZ QUE, A CRIANÇA COM TEA ADQUIRIU CONHECIMENTOS LINGUÍSTICOS NO CONTEXTO DA ALFABETIZAÇÃO, SUA EXPRESSÃO VERBAL FOI DESENVOLVIDA, AUMENTOU SUA CONCENTRAÇÃO E PERMANÊNCIA EM SALA DE AULA. ENFIM, O MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO COMPROVOU EFICIÊNCIA, ABRINDO UM CAMINHO NA ALFABETIZAÇÃO PARA A CRIANÇA COM TEA NA SALA REGULAR, COM UM RESSIGNIFICAR NA EDUCAÇÃO, VALIDANDO O DIREITO DE QUEM TAMBÉM PODE APRENDER." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "MÉTODO FONOVISUOARTICULATÓRIO, ALFABETIZAÇÃO, TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA), INCLUSÃO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV140_MD4_SA11_ID7026_29092020230527.pdf" "created_at" => "2020-11-04 17:47:29" "updated_at" => "2020-11-05 12:22:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARA GITTI ASSIS" "autor_nome_curto" => "MARA GITTI" "autor_email" => "mara.gitti@batistabrasile" "autor_ies" => "UNIVERSIDAD DEL SOL UNADES" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-vii-conedu---edicao-online" "edicao_nome" => "Anais VII CONEDU - Edição Online" "edicao_evento" => "Congresso Nacional da Educação" "edicao_ano" => 2020 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2020" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "5fa41515b329e_05112020120701.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2020-11-04 09:38:28" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }