A PESQUISA EXPRESSA POR ESTE ARTIGO ? RESULTADO DAS INDAGA??ES CONSTRU?DAS PELAS DISCIPLINAS DE METODOLOGIA DO ENSINO DA MATEM?TICA 1 E 2 DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. NESTA, DISCUTE-SE PRIMORDIALMENTE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM QUE SE CONSTITUI COMO UMA CONSTRU??O CONT?NUA E NOT?VEL ENTRE PROFESSORES E ALUNOS, TOMANDO COMO ELEMENTO DESSE ESTUDO A AVALIA??O DA APRENDIZAGEM A QUAL CONSIDERAMOS COMO UM ELEMENTO CONSTITUINTE E ESTRUTURANTE DA PR?TICA EDUCACIONAL. TENDO COMO QUEST?O CENTRAL DO ESTUDO: COMO AS METODOLOGIAS DE AVALIA??O ADOTADAS PELOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEM?TICA IMPACTAM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM? ESTABELECEMOS NOSSO OBJETIVO GERAL EM: REFLETIR SOBRE AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO PROCESSO DE AVALIA??O DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEM?TICA FRENTE AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO-APRENDIZAGEM. POR OBJETIVOS ESPEC?FICOS, TEMOS: CARACTERIZAR O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SEGUNDO O PROFESSOR QUE ENSINA MATEM?TICA; IDENTIFICAR A METODOLOGIA UTILIZADA NO PROCESSO DE AVALIA??O DO ENSINO DE MATEM?TICA. PARA FUNDAMENTAR A COMPREENS?O TE?RICA HOUVE O ESTUDO, PRINCIPALMENTE, DE ALR?; SKOVSMOSE (2006), GITIRANA (2010), PIRES; MANSUTTI (2002), SANTOS (2010), SANTOS (2011), SILVA (2006) E SKOVSMOSE (2001). O PERCURSO METODOL?GICO CONSTITUI-SE DE QUESTION?RIO FUNDAMENTADO EM GIL (2010). EM SUMA, INFERIU-SE A VARIEDADE DE MATERIAIS METODOL?GICOS NO PROCESSO DE ENSINO, BEM COMO NA AVALIA??O DA APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEM?TICA.