A ESCOLA É, HOJE, O ESPAÇO PRIVILEGIADO, EM QUE DEVERÃO SER LANÇADAS AS BASES PARA A FORMAÇÃO LEITORA DO INDIVÍDUO. AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA DEVEM PERMITIR QUE OS ALUNOS PLANEJEM A TAREFA GERAL DE LEITURA. SEGUNDO ANA MARIA MACHADO O PAPEL DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DA CRIANÇA É QUE ELA PERMITE SONHAR, ENFRENTAR MEDOS, VENCER ANGÚSTIAS, DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO, VIVER OUTRAS VIDAS, CONHECER OUTRAS CIVILIZAÇÕES, POR ISSO, PRECISA-SE DESENVOLVER NOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL O APREÇO PELO LITERÁRIO.
PARA FORMAR BONS LEITORES LITERÁRIOS, O PRIMEIRO PASSO É O PROFESSOR SELECIONAR BONS TEXTOS LITERÁRIOS PARA OFERECÊ-LOS AOS ALUNOS. ANA MARIA MACHADO, ESCRITORA PREMIADA POR SUAS GRANDES OBRAS NOS LEVA A REFLETIR QUANDO AFIRMA: “O QUE LEVA UMA CRIANÇA A LER É O EXEMPLO”. ESSA MÁXIMA NOS PROPORCIONA RELEMBRAR COMO ESTAMOS LENDO E PROPAGANDO ESSAS LEITURAS.
O TRABALHO DE LEITURA LITERÁRIA CONVÉM DAR PARTIDA COM A ORALIDADE. NESSE SENTIDO, OS POEMAS SÃO BASTANTE APROPRIADOS. OUTRAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SÃO A LEITURA PROTOCOLADA, A LEITURA INDIVIDUAL, LEITURA EM VOZ ALTA DENTRE OUTRAS A CRITÉRIO E CRIATIVIDADE DO PROFESSOR.