O LÚDICO É CARACTERIZADO POR ATIVIDADES E AÇÕES ESPONTÂNEAS, QUE PROPICIAM UM MOMENTO DE INTERAÇÃO CONSIGO E COM O OUTRO, TORNANDO UM MOMENTO PRAZEROSO E DE MUITA APRENDIZAGEM. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É VERIFICAR AS PERCEPÇÕES QUE OS DOCENTES POSSUEM A RESPEITO DA PRESENÇA DO LÚDICO EM SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS NAS TURMAS DE 2° ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE PRIVADA DE ENSINO NA CIDADE DE NATAL/RN. NESTE SENTIDO, FOI REALIZADO UM ESTUDO DE CASO, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, EM QUE ADOTOU-SE COMO INSTRUMENTO DE PESQUISA UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO COM PERGUNTAS ABERTAS APLICADO COM 5 DOCENTES DAS TURMAS DE 2 º ANO DA ESCOLA. DE ACORDO COM AS ANÁLISES DOS DADOS LEVANTADOS, PODE-SE PERCEBER QUE OS DOCENTES ALVOS DA PESQUISA ACREDITAM QUE O LÚDICO É UMA FERRAMENTA MUITO IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS E QUE PODE SER UTILIZADO PARA MEDIAR SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, MAS DEVIDO À ROTINA E A NECESSIDADE DO CUMPRIMENTO DOS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO ESCOLAR, É UMA PRÁTICA UTILIZADA APENAS EM ALGUNS MOMENTOS.