ESTE ESTUDO, TEM COMO OBJETIVO GERAL COMPREENDER O PAPEL DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA E COMO ELE É USADO NA PRÁTICA NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, BUSCANDO ESPECIFICAMENTE INVESTIGAR AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO USO DE ESTRATÉGIAS LÚDICAS COMO FERRAMENTA NA PROMOÇÃO DE APRENDIZAGEM NAS SRMFS E, IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS BARREIAS QUE LIMITAM O USO DO LÚDICO NESSAS SALAS, PARA PROPOR SOLUÇÕES. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSE ESTUDO FOI REALIZADA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DO TIPO QUALITATIVA, ATRAVÉS DA BUSCA E ANÁLISE DOS RESUMOS DE PESQUISAS PUBLICADAS NO: GOOGLE ACADÊMICO, PORTAL CAPES “BTD”E SCIELO, NO PERÍODO DE 2010-2020. OS RESULTADOS DA ANÁLISE DAS PESQUISAS APONTAM QUE AS PRÁTICAS EDUCATIVAS LÚDICAS PROMOVEM APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM E SEM DEFICIÊNCIA, DENTRO E FORA DAS SRMFS, ATRAVÉS DA INTERAÇÃO E INCLUSÃO DOS ESTUDANTES; E, QUE OS RECURSOS LÚDICOS SÃO IMPORTANTE MATERIAL DE APOIO PARA O TRABALHO DO PROFESSOR DA SRMF. PORÉM, TAMBÉM SÃO APRESENTADAS DEFICIÊNCIAS NAS SRMFS, COMO A FALTA DE MATERIAIS, DE FORMAÇÃO DOS PROFESSORES NA PERSPECTIVA DO LÚDICO E DE COLABORAÇÃO ENTRE OS ATORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO DO ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA. NESSE SENTIDO, SUGERIMOS À ESCOLA E AO ESTADO O FORNECIMENTO DOS RECURSOS, DE PESSOAL ESPECIALIZADO E INVESTIMENTO NA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DO AEE NA PERSPECTIVA DO LÚDICO; E, AOS ATORES DO PROCESSO EDUCATIVO SUGERIMOS A ARTICULAÇÃO, TROCA E ENVOLVIMENTO, COM VISTAS A FORNECER APOIO NECESSÁRIO AO DESENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA