A ESCOLA É PERMEADA POR MUITOS SUJEITOS, QUE ATUAM EM UMA DIVERSIDADE DE PAPÉIS, COM SEUS ITINERÁRIOS DE VIDA, DE DESTINOS, DE EXPECTATIVAS E DE MEMÓRIAS. ENTENDEMOS QUE “UMA FORMA PARTICULAR DE MEMÓRIA SÃO OS REGISTROS ESCRITOS E VIVÊNCIAS DE ITINERÁRIOS DE VIDA DOS AGENTES DE ENSINO E DOS PATRONOS DE CERTAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS. ESTA PESQUISA ESTÁ SENDO REALIZADA NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO DR. HORTÊNSIO DE SOUSA RIBEIRO, NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE. POR HAVER FAMILIARIDADE COM A INSTITUIÇÃO POR TER CURSADO OS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E O ENSINO MÉDIO COMPLETO E, TAMBÉM, POR TER SIDO CAMPO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DURANTE A GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB), SURGIU A NECESSIDADE DE SE INVESTIGAR A INSTITUIÇÃO CONSIDERADA POR MUITOS UMA DAS MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DA REDE ESTADUAL NA CIDADE DE CAMPINA GRANDE E A SUA IMPORTÂNCIA PARA A SOCIEDADE NA ÉPOCA DA SUA CONSTRUÇÃO. ACREDITA-SE SER RELEVANTE PARA REFLETIR SOBRE A PRÁTICA DE INVESTIGAÇÃO QUE SE TEM DESENVOLVIDO NA PESQUISA SOBRE A HISTÓRIA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES.