O PRESENTE TRABALHO BUSCA EXPLORAR DE MANEIRA MAIS EFICIENTE O CONCEITO DE M?DIA, DESTACANDO A IMPORT?NCIA DO MESMO PARA O APRENDIZADO DO ALUNO EM MATEM?TICA E O SEU USO NAS DEMAIS DISCIPLINAS, TENDO COMO BASE A RESOLU??O DE PROBLEMAS. COMO CONSEQU?NCIA PRINCIPAL DA M?DIA ARITM?TICA, DESCREVEREMOS O PRINC?PIO DAS CASAS DOS POMBOS. ABORDAREMOS ALGUNS PROBLEMAS SIMPLES QUE PODEM SER ESTUDADOS NO ENSINO M?DIO COMO UMA ?TIMA FERRAMENTA PARA TRABALHAR O RACIOC?NIO DO ALUNO. PARA TANTO, NOS APOIAREMOS NOS TRABALHOS DE LIMA (ET AL., 2006) E SANTOS (2014), E OUTROS COMO: MUNIZ J?NIOR (2016), STEFFFENON (2016), PEREIRA (2017), STELLA (2004), DENTRE OUTROS QUE VERSAM SOBRE O TEMA AQUI EXPOSTO. CONSTATOU-SE QUE AS IDEIAS TRATADAS NESTE TRABALHO PODEM SER BASTANTE EXPLORADAS NO ENSINO M?DIO, POIS S?O IDEIAS SIMPLES, POR?M FUNDAMENTAIS PARA A RESOLU??O DE PROBLEMAS E ENTENDIMENTO DE ASSUNTOS RELACIONADOS AO CONCEITO DE M?DIA E AO PRINCIPIO DAS CASAS DOS POMBOS.