Artigo Anais VII CONEDU - Edição Online

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO COMO (RE)EXISTÊNCIA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA NA PERSPECTIVA DA DECOLONIALIDADE

Palavra-chaves: ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO, PROPOSTA PEDAGÓGICA OUTRA, EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, DECOLONIALIDADE, INTERCULTURALIDADE Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
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      DECOLONIZADORA. TOMA-SE COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO\r\n
      IMPLANTADA NO RIO GRANDE DO SUL EM 2011. A PRODUÇÃO DOS DADOS OCORREU EM 2014, MEDIANTE\r\n
      APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO A 658 ESTUDANTES E 30 PROFESSORES COORDENADORES DO SEMINÁRIO INTEGRADO,\r\n
      EM 30 ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO, UMA DE CADA CIDADE-SEDE DE COORDENADORIA\r\n
      REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA SEDUC/RS. NA ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS UTILIZARAM-SE A\r\n
      TÉCNICA DE ANÁLISE TEMÁTICA DE GIBBS E A ANÁLISE DISCURSIVA BAKHTINIANA. COMO ANCORAGEM TEÓRICA,\r\n
      PRESSUPOSTOS DE CATHERINE WALSH (COM ÊNFASE NA INTERCULTURALIDADE) E VERA CANDAU ALICERÇARAM A\r\n
      PESQUISA. PROSPECTANDO SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NOS DISCURSOS DAS QUATRO INSTÂNCIAS EDUCACIONAIS\r\n
      ANALISADAS – REGULATÓRIA, DISCENTE, DOCENTE E TEÓRICA –, CONSTATOU-SE QUE: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO\r\n
      ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO TEM FOCO NO PROTAGONISMO JUVENIL; O PROTAGONISMO JUVENIL OPORTUNIZA A\r\n
      PREPARAÇÃO PARA A INTERVENÇÃO NA REALIDADE; A ATUAÇÃO CRÍTICA NA SOCIEDADE TRANSFORMA A REALIDADE;\r\n
      PROTAGONISMO E INTERVENÇÃO NA REALIDADE SÃO PRESSUPOSTOS DA INTERCULTURALIDADE; A INTERCULTURALIDADE\r\n
      CONSTITUI-SE EM ESTRATÉGIA PARA A DECOLONIALIDADE. CONFIRMA-SE, POIS, QUE A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO\r\n
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Publicado em 04 de novembro de 2020

Resumo

ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO REFLETIR SOBRE OS RESULTADOS DA INVESTIGAÇÃO QUE ANALISOU A POTENCIALIDADE DE UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA INSCRITA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DECOLONIZADORA. TOMA-SE COMO REFERÊNCIA A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO IMPLANTADA NO RIO GRANDE DO SUL EM 2011. A PRODUÇÃO DOS DADOS OCORREU EM 2014, MEDIANTE APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO A 658 ESTUDANTES E 30 PROFESSORES COORDENADORES DO SEMINÁRIO INTEGRADO, EM 30 ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS DE ENSINO MÉDIO, UMA DE CADA CIDADE-SEDE DE COORDENADORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DA SEDUC/RS. NA ANÁLISE DOS DADOS E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS UTILIZARAM-SE A TÉCNICA DE ANÁLISE TEMÁTICA DE GIBBS E A ANÁLISE DISCURSIVA BAKHTINIANA. COMO ANCORAGEM TEÓRICA, PRESSUPOSTOS DE CATHERINE WALSH (COM ÊNFASE NA INTERCULTURALIDADE) E VERA CANDAU ALICERÇARAM A PESQUISA. PROSPECTANDO SIGNIFICAÇÕES E SENTIDOS NOS DISCURSOS DAS QUATRO INSTÂNCIAS EDUCACIONAIS ANALISADAS – REGULATÓRIA, DISCENTE, DOCENTE E TEÓRICA –, CONSTATOU-SE QUE: A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO TEM FOCO NO PROTAGONISMO JUVENIL; O PROTAGONISMO JUVENIL OPORTUNIZA A PREPARAÇÃO PARA A INTERVENÇÃO NA REALIDADE; A ATUAÇÃO CRÍTICA NA SOCIEDADE TRANSFORMA A REALIDADE; PROTAGONISMO E INTERVENÇÃO NA REALIDADE SÃO PRESSUPOSTOS DA INTERCULTURALIDADE; A INTERCULTURALIDADE CONSTITUI-SE EM ESTRATÉGIA PARA A DECOLONIALIDADE. CONFIRMA-SE, POIS, QUE A PROPOSTA PEDAGÓGICA DO ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO TEM POTENCIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL DECOLONIZADORA.

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